Política

Diversas lideranças e comunidade em geral participam do último dia do projeto Câmara te Ouve

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Como em outras reuniões, o projeto “Câmara te Ouve”, proposto desde maio deste ano pelo Legislativo, contou com diversas lideranças locais e comunidade em geral. O último bairro a receber os parlamentares foi a Santa Luzia, e o encontro ocorreu no Centro Comunitário. Saúde, infraestrutura, educação e lazer pautaram os mais de dez representantes das localidades.

Durante a passagem pelos bairros Quarta Linha, Rio Maina, Próspera, Pinheirinho e Santa Luzia, a Sessão se deu da seguinte forma: A Tribuna Livre que foi destinada aos representantes de bairros e depois seguiu com o uso do Horário Político, Grande Expediente e Ordem do Dia. Desde então, diversas pessoas puderam acompanhar como são aprovados os projetos, os requerimentos, as indicações, as moções e como os parlamentares fazem o uso da Tribuna. 

“Como a ação tem o intuito de aproximar a Casa do Povo da população, a comunidade também teve voz e usou uma parte do espaço para abordar as necessidades de cada bairro. A intenção é justamente ouvir, saber das necessidades, para que nós, enquanto vereadores, possamos ser o elo da comunidade ao Prefeito. O vereador não tem o papel de execução, mas pode intermediar e solicitar a  que as ações sejam realizadas. Além de darmos voz a comunidade, nosso objetivo é mostrar como funciona uma Sessão Ordinária do Legislativo”, comentou a presidente, Tati Teixeira (PSD), salientando que mais de 80% da população nunca foi a uma Sessão do Legislativo, ou seja, não conhece o papel do vereador e não sabe o que a Câmara de Vereadores faz.

Tati explica que, todas as reivindicações durante esses cinco encontros, serão apresentadas ao Executivo de forma coletiva. “Estamos felizes pela representatividade dos presidentes das Associações de Bairros, e também com a presença dos moradores”, emendou. Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Solicitações 

Durante o projeto os presidentes de bairros e representantes puderam abordar suas solicitações. O primeiro foi do bairro Santa Luzia, Claudeir Policarpi, que citou algumas reivindicações, como finalização da revitalização da Avenida Universitária, revitalização da praça João Constante Milioli, construção de lombadas, pavimentação de algumas ruas, e instalação de meios fios. “A nossa região é a que mais cresceu e desenvolveu-se nos últimos 20 anos, mas ainda todas as grandes obras acabam indo para o Centro ou para a Próspera”, comentou. A revitalização da Avenida Universitária também foi o pedido do presidente do bairro São Defende, Andre Spader.

Gentil Francisco, presidente do Bairro Cidade Mineira Velha, salientou a importância da fiscalização das obras do Município e enfatizou os trabalhos na Avenida Assembleia de Deus, uma luta de toda a comunidade.

Já o representante dos bairros Jardim Camélia, Bromélia e Hilário Justi, Antonio Perdoná Daniel, lembrou a luta sobre a pavimentação. Já a iluminação na comunidade Loteamento Eliza I e II, e São Sebastião, Valmiro Tavares Gomes, foi a sua solicitação.

Natanael Fortunato, presidente do Bairro Progresso, ressaltou que é muito bom morar naquela localidade e disse a importância de áreas de lazer para as crianças. Catarina Rocha, presidente do Bairro Vila Manaus, também destacou a infraestrutura e a saúde que são necessárias naquela região. A falta de escrituras foi a pauta da representante do bairro Santo André, Maria Barbosa. Edio Célio André, do Bairro Imperatriz, também usou o seu espaço para destacar a pavimentação. Também falaram os representantes dos bairros Jardim Montevidéo, Mãe Luiza, Nova Esperança, e Mineira Nova.

Equipe de Bocha recebe Moção de Aplausos

A equipe Cede Santa Luzia recebeu Moção de Aplausos pela conquista do primeiro lugar no 17° Campeonato Municipal de Bocha 2014, Taça Elevadores Castelo. A proposta foi do vereador Salesio Lima (PSD), e foi aprovada por unanimidade.

“Parabenizo a equipe denominada Cede Santa Luzia, pela conquista do primeiro lugar no 17ª Campeonato Municipal de Bocha, 2014, Taça Elevadores Castelo que ocorreu recentemente. O evento foi organizado pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e parceiros. A equipe conquistou 32 vitórias fortalecendo o esporte e trazendo um importante título para nossa região”, comentou o vereador.

Lima ainda agradeceu o empenho e dedicação do organizador da equipe, Valdecir Santana e do presidente Ademir Bianchini, além dos jogadores Jaime de Souza Luiz (Zebra), Dilcei Pinto (Dicei), Dilcinei Pinto (Dé), Julio Cezar Cardoso (Julinho), Vanderlei Santana (Boca), Ledio da Rosa (Lédio). 

Dois requerimentos são aprovados

Dois requerimentos foram aprovados na noite de ontem (23). O primeiro foi de autoria do vereador Zairo Casagrande (Sem partido) pedindo informações ao Executivo acerca da relação das Sociedades Amigos de Bairros que possuam alguma estrutura física para o uso da comunidade, que pertencem ao patrimônio da prefeitura.

O outro foi de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) também destinado ao Executivo para que informe sobre a existência de projeto para troca de lâmpadas de 70w de sódio a vapor por lâmpadas de 250w de sódio a vapor na Avenida Catarinense e na Avenida Montenegro, avenidas que ligam o bairro Santa Luzia, Vila Manaus, jardim União e Mineira Velha. Os dois foram aprovados por unanimidade.

Escola do Rio Maina será homenageada

A Câmara de Vereadores de Criciúma deixa sua sede e presta homenagem à Escola de Educação Básica Luiz Lazzarim, do Rio Maina, pelos seus 40 anos de fundação. O requerimento é de autoria do vereador Júlio Cézar Colombo (PP), e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. O evento será realizado nesta quinta-feira (25/9), às 19h, na instituição homenageada. 

O evento, que contará com a presença de diversas lideranças, pais, professores, alunos e comunidade em geral, será transmitido ao vivo pelo site do Legislativo: www.camaracriciuma.sc.gov.br. 

Colaboração: Daniela Savi