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DNIT e CPL iniciam sequência Sul de pilares no Canal de Laranjeiras

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase) iniciou no final do ano passado, a construção da sequência de apoios para compor o segmento Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. O empreendimento faz parte da segunda etapa de obras para duplicação da BR-101 Sul, no trecho catarinense. Os trabalhos seguem no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos, próximo ao limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava.

Estão finalizados três conjunto de apoios, com seis pilares já concretados. Para o segmento Sul da ponte serão construídos 17 conjuntos, com 34 pilares, ligando os mastros estaiados ao encaixe com as pistas duplicadas da BR-101 Sul, já no lote 25 (Pescaria Brava). O leito rochoso é mais raso neste ponto da construção, facilitando a instalação. As estacadas mais profunda estão fixadas próximo dos trecho estaiado, onde a fundação alcançou até 70 metros de profundida. No segmento Norte da ponte estão finalizados outras 24 conjuntos, com 48 pilares prontos. Depois de pronto, cada pilar ainda recebe a travessa, no topo da estrutura, para apoio e fixação das aduelas.

Depois da instalação de cada camisa metálica no leito, o consórcio inicia a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto. Cada cilindro mede 11 metros de comprimento, por 2,5 metros de diâmetro. Para preencher cada camisa são necessários 54 metros cúbicos de concreto usinado, quantidade capaz de encher 27 mil litros PET descartáveis ou 54 piscinas infantis de mil litros.

A construção dos pilares – Tanto em terra quanto no leito da lagoa, os trabalhos de construção de um pilar começam com a instalação das camisas metálicas (cilindros metálicos) em posição vertical. Depois é instalada no topo do cilindro perfuratriz para escavar a rocha e abrir caminho para a colocação das ferragens e concretagem dos pilares. Todo o sedimento é retirado por pressão, sendo tratado antes do descarte. A instalação das camisas metálicas e da perfuratriz é feita por guindastes de grande porte, necessários devido às dimensões da obra.

A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras terá 2830 metros de comprimento, com 52 vãos. As obras na ponte ocorrem em paralelo a trabalhos executados no Canteiro Central, onde trabalhadores realizam a armação da ferragem que será utilizada na construção dos pilares e construção das aduelas que serão içadas e darão forma às pistas.

Balsas ao invés de caminhões – Diferentemente das demais obras de arte especiais (OAEs) construídas ou em construção na duplicação da BR-101 Sul/SC, onde os caminhões imperavam no transporte de matérias primas, estruturas e equipamentos, na construção da ponte para transposição do Canal de Laranjeiras, outro meio de transporte será empregado em larga escala. As balsas serão os caminhões da lagoa, utilizadas para carga de equipamentos, partes da ponte e trabalhadores.

Todos os materiais usados na instalação das camisas metálicas, instalação da ferragem e concretagem do pilar seguem por balsas entre o canteiro central até a frente de obras.

Grande obra, grandes cuidados – A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, camisas metálicas, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há dois pontos para travessia de pedestres identificados que devem ser respeitados. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC