Geral

DNIT fará pintura de faixa em trechos com microrevestimento

Os motoristas que trafegarem entre o km 284 ao km 373 da BR-101 Sul catarinense devem redobrar os cuidados durante toda a semana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza a pintura de faixas centrais e bordo em trecho de microrevestimento, aplicado para melhorias de pista, entre Imbituba a Içara. Para isso, é necessária a interrupção nas faixas de rolagem, para isolar o fluxo da rodovia federal dos trabalhos realizados.

O DNIT vem realizando a aplicação de microrevestimento na BR-101 Sul catarinense desde julho passado, com prioridade na instalação do pavimento em segmentos mais desgastados e curvas. As vantagens do uso deste tipo de processo estão ligadas a maior segurança, ao maior nivelamento da pista, preservação de ralos, bueiros e caixas de inspeção, menor geração de poluentes, maior adesão ao pavimento existente. Com o uso do microrevestimento a frio, a retenção de tráfego é reduzida bem como a impermeabilização de trincas é feita com maior eficiência.

A aplicação do microrevestimento cobre a camada superior do pavimento e, junto dela, a sinalização horizontal. As atividades realizadas nesta semana vão distribuir novas faixas para os trechos recuperados, acentuando a sinalização existente nos demais trechos.

Atenção para obras complementares – Os usuários da BR-101 Sul precisam redobrar os cuidados, também, para trabalhos complementares de construção das proteções de concreto e movimentação das equipes de conservação. Nesta semana, o DNIT aloca equipes de roçada próximo ao km 340, em Tubarão, rumando para ao Sul. No km 374, em Içara, nas cabeceiras do viaduto de acesso à Vila Esperança, são construídas proteções de concreto do tipo New Jersey, em substituição das defensas metálicas nos bordos de pistas. Faixas de rolagem da esquerda serão interrompidas para execução dessas barreiras, em ambos os sentidos de tráfego.

Todas as frentes de trabalhos têm sinalização vertical provisória de obras, indicando a interrupção da faixa de rolagem. Os motoristas precisam respeitar a sinalização disposta, reduzindo a velocidade de tráfego para evitar acidentes.

Os trabalhos vão continuar durante toda a semana, dentro das condições de tempo estável.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação do DNIT/SC

 

[soliloquy id=”81534″]