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DNIT realiza teste no pavimento do Contorno de Araranguá

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza nesta quinta-feira, 13, teste de carga no pavimento no trechos de pistas duplicadas e obras de arte especiais (OAEs) pertencentes a Contorno Rodoviário de Araranguá. O segmento está localizado entre o km 409 ao km 416,7 da BR-101 Sul catarinense, com 5,7 quilômetros de pistas duplicadas, três viadutos, uma ponte e três passagens inferiores de pedestres concluídos.

Os teste vão avaliar a capacidade de carga nas pistas do contorno rodoviário, trecho sem movimentação de veículos. Os teste iniciaram às 9h20min, com a liberação do tráfego no sentido Norte-Sul. Dez minutos depois foi liberado o fluxo de veículos no sentido oposto. Os teste vão continuar até às horas às 18 horas. Depois disso, o trânsito de veículos volta ao antigo traçado, até a liberação total do segmento. A meta do DNIT e ter o Contorno liberado até o final do mês de março.

Toda a sinalização vertical (placas, painéis e pórticos) e horizontal (faixas de eixo e bordo) foram instaladas. Os módulos paisagísticos, empregados para contenção de processos erosivos, sinalização e arborização estão todos instalados no contorno. É preciso atentar, agora, aos novos acessos ao centro de Araranguá, que estão disponíveis após a ponte do rio Araranguá, pelo viaduto da Operária ou pelo viaduto de interseção, no bairro Polícia Rodoviária.

A comunidade lindeira deve atentar para a movimentação de veículos na rodovia federal, dentro do trecho em testes. Todos moradores próximos da rodovia devem respeitar a sinalização vertical o horizontal instalados e somente utilizar os viadutos para retorno, acesso ou saída de pistas. Para circulação entre bairros ou aglomerados urbanos, os motoristas precisam seguir o fluxo de trânsito da rodovia.

O Contorno de Araranguá

O Contorno de Araranguá foi projetado para direcionar o fluxo de veículos da BR-101 Sul para fora da travessia urbana cidade, localizada entre o km 409 ao km 416,7. O Contorno proporcionará maior fluidez na rodovia e maior segurança para os moradores lindeiros ao traçado antigo das pistas.

O novo traçado de pistas tem 5,7 quilômetros de pistas duplicadas, um elevado (km 409 o km 411) concluído, uma ponte com pistas duplas e quatro faixas de rolagem (km 411, sobre o rio Araranguá), três passagens de pedestres (entre o km 412 ao km 413,5), um viaduto para acesso ao bairro Operária (km 414,5) e um viaduto para acesso ao centro de Araranguá (km 416,2).

Colaboração:Muriel Ricardo Albonico/DNIT/SC

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