Geral

DNPM promove série de cursos sobre fiscalização em minas subterrâneas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 19 e 23 de maio, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam, em parceria, o curso “Métodos de Lavra Subterrânea”. O evento ocorre no escritório regional do DNPM em Criciúma, Santa Catarina .

Em seu discurso de abertura, o coordenador de Fiscalização do DNPM, Roger Cabral, explicou que este curso tem como objetivo capacitação dos técnicos para a fiscalização em minas subterrâneas, abordando aspectos técnicos e de segurança operacional dos métodos de lavra atualmente desenvolvimento nas atividades de mineração subterrânea no Brasil e no mundo, com vistas ao aperfeiçoamento das ações de fiscalização do DNPM do Programa de Fiscalização e Controle da Atividade Minerária.

“Esses cursos propiciam aos técnicos do DNPM o nivelamento de conhecimentos nas tecnologias de extração mineral em ambiente subterrâneo, assim como padroniza os procedimentos nas ações de fiscalização do órgão, visando a especialização da fiscalização em mina subterrânea”, destacou Cabral.

Segundo Roger, a metodologia de fiscalização atual aplicada na autarquia iniciou-se com a implantação do escritório regional do DNPM na cidade de Criciúma em função de acordo de cooperação técnica com Alemanha, em 1979, com vistas ao melhor aproveitamento racional da jazidas de carvão; o controle na segurança operacional e dos trabalhadores; e minimização dos impactos ambientais dessa atividade. “A partir daí, mudou-se o procedimento fiscalizatório com a implantação de formulários específicos de vistoria para cada tipo de lavra, que hoje é aplicado nas fiscalizações em todo o País”, finalizou.

O curso conta com a participação de 21 servidores da Sede e das Superintendências da autarquia e foi desenvolvida tendo como foco a padronização dos procedimentos adotados na avaliação e estudos técnicos sobre segurança em minas subterrâneas.

Colaboração: Adauto Fraga/Assessoria de Imprensa do DNPM