Geral

Do passeio ao trabalho, bermudas invadem ambientes formais

Peça, antes vista somente na praia, ganha espaço até mesmo no ambiente de trabalho

Foto: Jadson da Luz/Comunicação Tevah

Foto: Jadson da Luz/Comunicação Tevah

Do jeans à sarja, nos últimos anos as bermudas passaram por significativas mudanças de estilo. O primeiro modelo surgiu no arquipélago das Bermudas, já que na época os moradores não podiam exibir as pernas por inteiro. Com o passar dos anos, a peça tornou-se fundamental nos guarda-roupas de homens e mulheres para que eles conseguissem vencer as ondas de calor. “Antes, as bermudas masculinas tinham o comprimento abaixo do joelho. Hoje, não faltam opções. São curtas, até o joelho, justas e coloridas, para todas as preferências”, conta o proprietário da Tevah Criciúma e Tubarão, Dorvanil Vieira.

O jornalista Leonardo Zanin aposta nas bermudas coloridas em ocasiões específicas. “Gosto de usar quando vou à praia, por exemplo”.  De acordo com Dorvanil, a peça colorida combina com algumas situações. Tudo depende do ambiente e do horário em que o homem irá usá-la. “Se for para uma saída à noite, num barzinho, por exemplo, sugerimos uma bermuda de cor clara e não muito chamativa. Se for um almoço, vale investir em uma peça colorida ou estampada, desde que a camiseta seja neutra”. 

Bermuda versus ambiente de trabalho

Acostumado a usar bermuda apenas nos momentos de lazer, o designer Filipe Bittencourt prefere as jeans. “Como no trabalho ainda há certa aversão pelo uso da peça, eu prefiro usá-la em ambientes mais informais. Algumas profissões exigem contato direto com os clientes, acredito que por isso as empresas não são tão favoráveis ao uso. As pessoas de fora podem entender como falta de seriedade”, aponta.

Para o proprietário da loja masculina, a questão de a bermuda não ser usada no ambiente de trabalho é um tabu que precisa ser quebrado aos poucos. “No início deste ano houve uma grande mobilização no Rio de Janeiro, para que os homens pudessem vestir a peça durante o expediente. Isso mostra que as coisas estão mudando, que a sociedade está percebendo que, mesmo usando-a, o profissional continua sendo uma pessoa responsável. É claro que não fica legal usar uma bermuda floral em um local formal. Mas uma de alfaiataria preta ou chino bege e marrom, que estão em alta neste Verão, já ficaria bacana. No fim, tudo gira em torno do bom senso”, completa Dorvanil.

Nas lojas Tevah de Criciúma e Tubarão, as bermudas estão sendo vendidas a partir de R$ 99. Marcas como Tevah, Happy, Poggio e Ticby podem ser encontradas no estabelecimento. “Temos bermudas jeans, de sarja e de outros tecidos, em diversas cores e modelos”, pontua.

Comunicação Tevah