Segurança

Dois detentos não retornaram em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O Departamento de Administração Prisional – Deap de Santa Catarina divulgou ontem o relatório do retorno de presos que ganharam o benefício da saída temporária de Natal e fim de ano. Em Tubarão, apenas dois apenados não retornaram.

Dos 1.835 presos que saíram para passar as festas de fim de ano com a família, 65 não retornaram, o que corresponde a uma taxa de evasão de 3,5%. Dos foragidos, 11 já haviam sido recapturados na segunda-feira.

Dos 86 presos que receberam o benefício no Presídio Regional de Tubarão, apenas um não retornou. No Presídio Feminino foram 39 as beneficiadas e uma também não voltou.

Para o diretor do Deap, Deiveison Batista, o bom índice está relacionado aos avanços comportamentais conquistados em razão da oferta de atividades laborais dentro das unidades prisionais do Estado.

“Quando o apenado tem a oportunidade de um trabalho e está sendo ressocializado, fica muito mais difícil voltar ao mundo da criminalidade”, avalia.

O benefício da saída temporária está previsto na Lei de Execuções Penais – LEP e é concedido pela Justiça aos presos que estão no regime semiaberto e já cumpriram uma fração da pena – pode variar de um sexto a dois quintos, dependendo do crime. O outro critério está associado ao bom comportamento. Em 2016, a saída temporária ocorreu entre os dias 19 e 31 de dezembro. Os retornos estavam previstos entre os dias 26 de dezembro e 8 de janeiro de 2017.

Ainda de acordo com o diretor do Deap, o perfil dos apenados que não retornaram aos presídios normalmente é o de detentos que já têm a intenção de praticar novos delitos, tanto que, segundo ele, muitos são recapturados cometendo outros crimes. Deiveison explica que os que não retornaram são considerados foragidos e que o índice de recaptura também é alto.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Jovem morre após colidir moto na traseira de carreta, em Morro Grande

Christian Fávaro Milanez de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Policiais militares resgatam gestante na SC-390, em Orleans

Jovem de 20 anos estava com contrações e aguardava ajuda em carro com problemas mecânicos, às margens da rodovia.

Dois assaltos em duas horas na região de Tubarão

Um taxista e uma pedestre foram alvos dos criminosos.

Roubo a fuzil do Exército era armação de recrutas, confirma investigação

Arma foi encontrada na tarde desta sexta-feira (24), na região da grande Próspera.