Geral

Domingo de Ramos reúne fieis em Araranguá

O Domingo de Ramos começou com uma belíssima celebração para os católicos de Araranguá, que teve início na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Avenida Getúlio Vargas, em frente a Adolfo Joalheria e Ótica, reunindo o celebrante Padre José Aires de Souza Pereira, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, os coroinhas, os leitores e centenas de fiéis, que logo após a exortação inicial saíram em procissão passando pelo calçadão de Araranguá, entrando pela Avenida XV de Novembro, seguindo pela Avenida Coronel João Fernandes, chegando a Avenida Sete de Setembro e encerrando na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens onde continuou acontecendo a Santa Missa de Ramos.

A celebração de Ramos traz a cor litúrgica vermelha, assim como no Domingo da Paixão, na Sexta-feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

Conforme enfatizado pelo Padre Aires "A mais santa de todas as semanas para nós cristãos católicos, é a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos. Deve ser uma semana diferente, precisamos vive-la de forma diferenciada, seguindo o que já fizemos em todo o tempo da quaresma, visto que vivemos um grande deserto espiritual, um retiro popular".

Preparação para a Páscoa

Nesta semana fomos convidados pelo padre a silenciar nossos corações, com muitas ações caritativas e preparação para a Páscoa do Senhor. O católico não pode deixar passar este tempo rico de fé, o tempo é agora, o tempo da Graça de Deus, da Salvação. Esta semana somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos, buscando ser seres humanos melhores para nós mesmo, os outros e para Deus.

O padre Aires ainda lembrou: "Atenção! A Páscoa só será santa quando a quaresma de cada um for Santa, pois se não nos prepararmos não viveremos uma boa Páscoa".

O padre ainda aproveitou para contar uma historinha para ilustrar melhor o domingo de ramos: "Jesus entrou em Jerusalém em um jumentinho, e isso foi devido a uma história; É que os Reis quando iam para a guerra/batalha e as venciam, retornavam às suas cidades, montados em seus cavalos lindíssimos, gloriosos passando pelo arco do triunfo, sendo recebidos por todo o seu povo com festa. Então, Jesus, mostrando sua humildade, mostrando que veio para servir e não para ser servido, escolheu um jumentinho para o levar à cidade, contrapondo o costume dos reis".

Em outro momento o sacerdote exclamou: "saibamos ser jumentinhos de Jesus, onde buscamos: não aparecer, mas sim elevar o nome de Jesus, de nosso salvador".

Semana Santa inicia com fé

A Semana Santa inicia com muita fé, esperança e atividades. Em Cristo somos libertos, é para a liberdade que Cristo nos libertou.

Vale lembrar que durante toda a celebração, o pároco, Padre Antonio Madeira colocou-se ao fundo da Igreja, para confissões. Muitas pessoas procuraram este sacramento em preparação para a Semana Santa. E no final da celebração, o padre Antonio Madeira utilizou a palavra para os recados finais e exortou ao seu povo para buscar este sacramento, com a finalidade de limpar o coração, a vida e a alma, para viver uma Páscoa santa.

Como o pároco estava de aniversário (13/04), os músicos puxaram o parabéns católico para o padre, o que o deixou muito emocionado, e a Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Maria Darós em nome de toda a comunidade lhe presenteou.

Colaboração: Guilherme Santos/Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

[soliloquy id=”62832″]