Geral

Duas empresas são autuadas por crime ambiental em Tubarão

Foto:Juan Todescatt/Band SC

Foto:Juan Todescatt/Band SC

Duas empresas da região foram autuadas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na tarde de ontem, em Tubarão. Em ambos os casos, são acusadas de terem cometido agressões ao ecossistema. 

Conforme reportagem do jornal Notisul, o primeiro caso foi denunciado por moradores dos bairros São Cristóvão e Sertão dos Corrêa. Uma empreiteira que fazia a terraplanagem de uma área acabou soterrando um córrego, que fica em área de preservação permanente. 

O outro caso foi constatado logo depois que a Polícia Civil e os representantes do órgão ambiental estiveram no local. Em um terreno, aos fundos de uma indústria, diversas embalagens de produtos químicos, altamente tóxicos, foram encontradas jogadas bem ao lado do córrego coberto pela areia. 

“Iremos investigar se a empresa fazia o descarte irregular das embalagens ou se outras pessoas cometeram o crime. O produto, quando é tóxico, precisa ser devolvido ao estabelecimento que o vendeu, ou deve ser descartado em um aterro industrial que tenha licença ambiental para a atividade”, relatou o delegado André Mendes da Silveira.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as responsabilidades. Com relação ao descarte irregular das embalagens químicas, a indústria deverá ser ouvida e, se for considerada culpada, poderá ser responsabilizada. Já a empreiteira que cobriu o córrego, teve a obra embargada pela Fatma e terá que recompor a área afetada. 

A suspeita da polícia é que o rio corre em direção aos arrozais da região. Com isso, a água utilizada na irrigação poderia estar contaminada. Análises serão feitas nos próximos dias e o fato também será investigado.