Geral

Dunas da Ribanceira está em processo de tombamento

Foto:Liana Tobias

Foto:Liana Tobias

As dunas da Ribanceira, em Imbituba, passam por um processo de tombamento como patrimônio cultural. Para discutir possíveis ações de manutenção da preservação ambiental, o prefeito Jaison Cardoso recebeu os representantes do movimento SOS Dunas. Entre as principais sugestões, está a possibilidade da criação de um parque municipal ou uma unidade de conservação.

O prefeito comprometeu-se a buscar junto às secretarias responsáveis o projeto mais adequado. “Já estamos em uma Área de Preservação Ambiental (APA) com o processo de tombamento aberto. Mas, toda a iniciativa de preservação das dunas é bem-vinda. Antes de tudo é preciso fazer os estudos necessários para identificar qual a melhor opção. Podem ter a segurança, que o nosso objetivo é preservar”, destaca Jaison. 

Uma reunião de trabalho será realizada entre os secretários de desenvolvimento urbano e habitação, Eduardo Nunes, e de turismo, esporte e cultura, Paulo Sefton, que também participaram do encontro para evoluir o tema. Há quase um ano, a mineradora que retirava areia – há mais de dez anos –  nas dunas da Ribanceira foi embargada pela autarquia federal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo Jornal Notisul, a equipe de fiscalização do ICMBio levantou in loco e por meio de dados de sensoriamento remoto que uma área de três hectares foi explorada pela empresa fora do polígono autorizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e pela liminar, o que ensejou as autuações e o embargo de atividades. Foi constatada a falta de um marco e que os existentes, que delimitam a área da mina, estão fora das coordenadas geográficas constantes da licença apresentada.