Geral

Dunas podem virar patrimônio cultural em Imbituba

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

O Conselho Municipal de Cultura de Imbituba, em reunião realizada esta semana, aprovou o relatório sobre as dunas da Ribanceira em que o grupo de trabalho aponta a importância do local como patrimônio natural e cultural de Imbituba e pede o seu tombamento.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o relatório foi encaminhado para a secretaria municipal de Cultura para que faça o encaminhamento e seja dado entrada no pedido de tombamento do espaço, segundo o presidente do conselho, Dorvalino Melo Filho.

Eduardo Rosa, líder do Movimento SOS Dunas da Ribanceira, comemorou a decisão e disse que agora torce pela conclusão deste novo processo envolvendo as dunas e agradece a colaboração de todos os que participaram da luta pela preservação do local. 

O movimento pede o fim da extração comercial de areia na praia da Ribanceira, uma vez que, segundo relatos de moradores da localidade, diariamente, cerca de 80 caminhões retiram areia do local, perfazendo 2,8 mil toneladas por dia. O fato deixa moradores preocupados. 

As dunas ficam em uma área de preservação permanente (APP), numa região conhecida como berçário das baleias francas. Há também relatos da existência de sambaquis com mais de 6 mil anos que foram enterrados no processo de retirada da areia.

Além dos danos ambientais, a extração da areia tem causado transtornos aos moradores dos bairros vizinhos às dunas. O Movimento SOS Dunas da Ribanceira tem realizado diversas manifestações pedindo o fim da extração de areia no local pela mineradora Ravlen.