Esporte

Dupla orleanense depende de apoio para competir nos Jogos Abertos de Santa Catarina

A cidade de Orleans será representada nos Jogos Abertos de Santa Catarina no mês de novembro, por dois orleanenses na categoria de ciclismo. Luiz Scopel, o Cacá, de 34 anos e Alan Firmiano, 20 anos, são a grande aposta para uma colocação nas modalidades de mountain bike, ciclismo contra o relógio e estrada. Entretanto, a dupla que utiliza dos seus próprios equipamentos, depende muito da colaboração e patrocínio para que o sonho de uma boa classificação no Jasc seja conquistado.

Cacá e Alan treinam diariamente em intensidade alta, a ponto de alcançar o nível de atletas profissionais que com certeza, estarão presentes na competição entre os dias 14 a 16 de novembro. “Tanto eu quanto o Alan corremos todos os dias. É um trabalho muito intenso para chegarmos bem para a competição. Sei o quanto é difícil e quais atletas poderemos encontrar pela frente” declarou Cacá, mencionando da experiência de correr no Jasc pela cidade de Morro da Fumaça, em outra oportunidade.

Com uma série de treinos pesados com os equipamentos, fica impossível não acontecer o desgaste com a bicicleta. Pneus, correntes, freios e outros materiais essenciais para um bom desempenho são compensados de forma individual de cada um. “Eu sou um profissional da educação física e atleta ao mesmo tempo. A paixão pelo ciclismo muitas vezes é devidamente controlada, pois o custo financeiro é alto. Se formos competir, temos alimentação, estadia, combustível, manutenção da bike, uma boa suplementação, e tudo isso pesa na hora do orçamento”, revelou Scopel, declarando que ao longo de uma extensa carreira de ciclista, viu no Alan um grande potencial para seguir carreira no ciclismo.

Com uma longa carreira de participação em campeonatos, inúmeros pódios, medalhas, troféus, reconhecimento e amizade conquistados por meio do ciclismo, Scopel revela que encontrou em Alan, um incentivo para continuar pedalando e representando o município em vários desafios pela região. “É um garoto muito humilde que vem me surpreendendo a cada treino e a cada corrida. Eu passo todos os meus ensinamentos para o Alan e ele absorve com muita naturalidade. Fico feliz de ter o reconhecimento dele e muitos amigos tendo o meu nome como referência no ciclismo”, afirma Cacá.

Para os Jogos Abertos, a dupla conta com a colaboração do Departamento Municipal de Esporte DME. Um levantamento de custos está sendo organizado pelo atleta. Porém, todo tipo de contribuição é necessária, tendo em vista, que serão dois dias de competição. Estadia, alimentação, compra de materiais serão fundamentais na reta final para a competição. Enquanto, os treinos continuam.

Preparação para o Jasc

No último sábado (30) Luiz Scopel, o Cacá, esteve participando da décima etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo, na modalidade estrada, em Araranguá. Em um percurso de 19 quilômetros, Scopel, realizou a prova em 29 minutos e 18 segundos. Com o resultado, Cacá, sagrou-se vice-campeão da competição. “Foi mais uma competição utilizada para a preparação pessoal para os Jasc em novembro”, finaliza.

[soliloquy id=”84401″]