Geral

Economia de água é a palavra de ordem no momento

Se não fosse pela barragem do Rio São Bento, os seis municípios da região que recebem água do reservatório, já estariam sem água há dois meses

Por causa da forte estiagem que está se apresentando no primeiro semestre de 2012 é importante que a população tenha consciência da utilização correta da água. A Casan orienta que as pessoas utilizem a água em atividades somente necessárias em todos os períodos do ano, e agora ainda mais em decorrência da seca.

“A Casan não tem como proibir a utilização da água, mas solicitamos à população que evite levar jardins, carros, calçadas e casas. Trabalhamos com a consciência, orientamos a população a reaproveitar a água. A dona de casa quando lavar a louça, deixa a pia fechada e reutiliza essa água para molhar o jardim, por exemplo”, sugere o superintende da Casan, Vilmar Bonetti.

Sem barragem, 330 mil sem água

A barragem do Rio São Bento atente seis municípios da região. São eles Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá e uma parte de Içara. “Sem a barragem, aproximadamente 300 mil pessoas estariam sem água há pelo menos dois meses”, revela Bonetti.

A barragem está a 3,7 metros abaixo do concreto limite. “Costumamos deixar a barragem dois metros abaixo do concreto por questão de segurança, então podemos dizer que o reservatório está a 5,7 metros abaixo do normal”, afirma o superintendente.

Reservatório para um ano

A barragem tem uma área total de 450 hectares alagados. Segundo Bonetti, a quantidade de água no reservatório ainda não gera preocupação. “Para nós ainda está tudo controlado, temos tranquilamente, pelo menos um ano de fornecimento. Mas é essencial a conscientização da população para o não desperdício da água”, completa.
 

Notícias Relacionadas

Dois assaltos em duas horas na região de Tubarão

Um taxista e uma pedestre foram alvos dos criminosos.

Joares Ponticelli é o novo presidente da Amurel

Por consenso do grupo, prefeito de Tubarão assumiu a presidência da entidade.

Lotérica de Tubarão é assaltada por dupla

A motocicleta utilizada na fuga pelos criminosos foi encontrada abandonada atrás do ginásio Salgadão, no bairro Oficinas

Mulher desaparecida avisa família que ela, filho e marido estão bem