Geral

Edital para continuidade das obras na SC-407 está autorizado

A abertura da licitação para a continuidade das obras na ‘Estrada da Albertina’ ocorreria na tarde de ontem.

Foto:Chênia Cenci/SDR de Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Foto:Chênia Cenci/SDR de Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Uma reunião entre o grupo gestor do governo do estado ocorreu ontem para definir a abertura do edital de licitação para a continuidade das obras da SC-407, estrada que liga São Martinho à comunidade de São Luís, em Imaruí.
 
Composto por representantes das pastas da fazenda, casa civil e infraestrutura, o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD), aguarda para, enfim, conseguir publicar o edital. “O governador já sinalizou positivamente. Estamos na expectativa e temos certeza que o desfecho será positivo para toda a comunidade. Faltam detalhes”, informa Roberto.
 
A expectativa é que o edital fosse publicado até o fim da tarde de ontem, fato que não ocorreu. “Ficou previamente acertado que seria lançado nesta segunda-feira, mas não houve tempo hábil para a publicação. “Ficou combinado com o secretário de estado do planejamento, Murilo Flores, que será amanhã (hoje)”, detalha Roberto.
 
Conforme o jornal Notisul, até o fechamento desta edição, nenhuma posição oficial sobre o horário de publicação do edital para a continuidade das obras na SC-407 foi informada.

 
Reunião com a comunidade

Um encontro com líderes comunitários de São Luís ocorreu na última sexta-feira, no Restaurante Santa Albertina. “Solicitamos obras paliativas para amenizar os problemas de trafegabilidade na rodovia, como a colocação de pedriscos e raspagem de pedras que já furaram pneus na semana passada. Se nada for feito em 20 dias, haverá uma grande paralisação”, ameaça o líder comunitário de São Luís, Walério José Berkenbrock.
 
Edital já foi impugnado

A abertura dos envelopes para a continuidade das obras na SC-407 foi suspensa temporariamente no dia 19 de dezembro do ano passado. A impugnação do edital foi solicitada pelos representantes da empresa A. Mendes, que contestaram o valor da licitação estimado em R$ 1,6 milhão.
Os moradores da comunidade de São Luís, em Imaruí, realizaram, no último dia 24 de fevereiro, uma grande manifestação para exigir melhorias e uma solução imediata para a trafegabilidade na rodovia. Os manifestantes fecharam a via das 8 às 10 horas, bem em frente à ponte de São Martinho.
 
O atraso

O projeto de pavimentação da SC-407 contempla 7,5 quilômetros entre São Martinho e a comunidade de São Luís, em Imaruí. Os recursos são exclusivos do estado, assumidos pelos representantes da secretaria de infraestrutura, atualmente sob o comando de João Carlos Ecker. O asfaltamento deste trecho é parte importante para o desenvolvimento do turismo em todo o sul. A pequena comunidade onde nasceu a Beata Albertina Berkenbrock é ponto de peregrinações de milhares de fiéis todos os anos. O convênio foi assinado no dia 20 de setembro de 2009 pelo então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que esteve na comunidade de Vargem do Cedro, em São Martinho, para formalizar o ato.
 
O cronograma

Assinatura e publicação do edital para licitação;

Após 30 dias é aberto a concorrência;

Dez dias depois, provavelmente se conhece a nova empreiteira que executará a obra;

De dez a 15 dias será assinado o contrato;

Se não ocorrer nenhum outro entrave, os trabalhos recomeçam na segunda quinzena de junho.