Geral

Edital para pavimentação da SC-407 está suspenso temporariamente

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

A abertura dos envelopes para a continuidade das obras na SC-407 (estrada que liga São Martinho a Imaruí, acesso ao Santuário da Beata Albertina Berkenbrock) foi suspensa temporariamente, ontem. De acordo com o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD), foi solicitada a impugnação do edital pelos representantes da empresa A. Mendes, que contestaram o valor da licitação estimado em R$ 1,6 milhão. “Infelizmente, deveríamos conhecer hoje (ontem) a empresa que concluiria a obra”, lamenta Roberto, em entrevista para o jornal Notisul.
 
O governador Raimundo Colombo (PSD) tem pressa em resolver esta situação. Responsáveis pela Secretaria de Estado de Infraestrutura devem tomar providências para derrubar esta decisão”, acredita Roberto.
 
Ainda de acordo com o secretário, alguns pontos que geraram problemas na obra foram solucionados em maio do ano passado. “Prorrogamos a licença ambiental e conseguimos encerrar o contrato vigente na época. A população precisa saber que também fazemos a nossa parte”, informa Roberto.
 
Os moradores da comunidade de São Luís, em Imaruí, realizaram, no fim do mês passado, uma grande manifestação para exigir melhorias e uma solução imediata para a trafegabilidade na SC-407. Os manifestantes fecharão a rodovia em um sábado, das 8 às 10 horas, bem em frente à ponte de São Martinho.
 
A obra e o atraso

O projeto de pavimentação da SC-407 contempla 7,5 quilômetros entre São Martinho e a comunidade de São Luís, em Imaruí, com investimento inicial de R$ 8 milhões. Os recursos são exclusivos do estado, recentemente assumidos pela pasta de infraestrutura, sob o comando do secretário Valdir Colbalchini. O asfaltamento deste trecho é parte importante para o desenvolvimento do turismo em todo o sul. A pequena comunidade onde nasceu a Beata Albertina Berkenbrock é foco de peregrinações de milhares de fiéis todos os anos.