Geral

Educação tipo exportação

Aluno de Moçambique aprende técnicas no Brasil para ensinar em seu país

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

Entre os participantes do curso de Costura Industrial, do Projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social da Abadeus, um em especial chama atenção pelo sotaque.Angelo Duarte Chipendo, de 39 anos, é moçambicano, e veio da capital do país, Maputo. Em 2013, o missionário da igreja Batista visitava Criciúma, quando ficou conhecendo a instituição, durante a Feira Nacional para Indústria da Moda (Fenafashion). Agora ele voltou ao Brasil para aprender, e quer levar esse conhecimento novamente ao seu país, para como voluntário repassar o conhecimento adquirido.

Angelo ainda quer fazer o curso de Modelagem Plana, que deve iniciar nos próximos dias. “Foi uma historia que Deus me abriu e pretendo aproveitar. A costura aqui no Brasil é muito avançada”, avalia. Segundo ele a saúde e a educação em Moçambique estão em situação complicada.

O país sofre com as constantes ameaças de guerra civil. “Nossa país deve estar entre os três mais pobres do mundo”, afirma ele, que espera contribuir levando conhecimento. A instrutora do curso,Jainara Felipe Bitencurt, afirma que alunos é bastante esforçado. “Ele pega bem rápido o conteúdo repassado”, diz Jainara.

Colaboração: Antonio Rozeng/Comunicação Abadeus