Geral

Educadores começam a receber capacitação na prevenção ao uso de drogas

Foto: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

Foto: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

Educadores da rede municipal e estadual de ensino de Içara receberam nesta segunda-feira, na Casa do Professor “Ilda Colle”, a primeira capacitação para a prevenção ao uso de drogas. O curso, com carga horária de 40 horas, é ministrado pela Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste primeiro encontro a subsecretária Luciana Euzébio Cunha abordou o tema “Educador como sujeito e o Educador como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas Públicas”.

Estão sendo envolvidos professor, diretores e coordenador pedagógicos.  “Os profissionais que participam desta capacitação serão os multiplicadores. Com o conhecimento adquirido sobre os diversos tipos de droga e seus malefícios, na escola promoverão ações pedagógicas à prevenção ao uso de drogas”, destaca a subsecretária. “O tema droga deve ser discutida e trabalhada. A proposta é, por meio dos docentes, trabalharem coletivamente a conscientização dos estudantes sobre a realidade do consumo de entorpecentes lícitas e ilícitas”, aponta o secretário de Educação, Antônio de Mello.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Barcelos Puziski, em Novo Caravágio, Andrea Teodoro Smielevski foi umas das profissionais da educação que participou do primeiro dia de capacitação e avalia como importante a abordagem do tema. “O assunto drogas deve ser abordado. Precisamos sempre de mais conhecimentos para estarmos preparados a agir da maneira mais correta na solução do problema”, avalia.

A capacitação ainda conta com a parceria da Gered e Secretaria Municipal de Saúde. O curso será dividido em sete encontros presenciais de quatro horas.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI