Geral

Educadores receberão capacitação à prevenção ao uso de drogas

Educadores da rede de ensino de Içara começam a receber na próxima semana capacitação para a prevenção ao uso de drogas. O objetivo é, por meio dos docentes, seja promovida a conscientização das crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre a realidade do consumo de drogas lícitas e ilícitas, desencadeando também ações para lidar com o tema no ambiente escolar. Na manhã desta quinta-feira, educadores receberam as primeiras informações sobre a capacitação.

O curso promovido pelo Governo de Içara, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, com o apoio da Secretaria de Educação, inicia dia 15, na Casa do Professor “Ilda Colle”. Serão envolvidos nesta capacitação dois profissionais por cada escola da rede estadual, municipal e particular do município de Içara (professor e coordenador pedagógico). Os interessados podem preencher a ficha de inscrição (disponibilizada nas unidades escolares) e entregar até o dia 11 na Secretaria de Educação ou encaminhar via e-mail.

 “O problema das drogas é sério e importante. Sabemos que só nossas boas intenções não são suficientes, é necessário a elaboração de estratégias de prevenção e um melhor comprometimento. Para tal, pretendemos realizar uma formação para educadores multiplicadores de informações preventivas sobre uso abusivo de álcool e outras drogas. A escola é o melhor espaço para discutir a prevenção ao uso de drogas”, explica a subsecretária, Luciana Euzébio Cunha. 

Multiplicador, além dos professores e coordenadores pedagógicos receberem conhecimento sobre os diversos tipos de droga e seus malefícios, na escola poderão dar apoio aos colegas de profissão e coordenar as ações pedagógica sobre o tema. “Não existe modelo ideal de prevenção, existem diferentes possibilidades de abordagem da questão. Para garantir que o assunto seja abordado de maneira correta, a Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas capacitará os educadores”, revela o secretário, Antônio de Mello.

A capacitação ainda conta com a parceria com Casa do Professor, GERED e Secretaria Municipal de Saúde.O curso possui carga horária de 40h, sendo dividido e sete encontros presenciais de quatro horas.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”84775″]