Geral

Eleição define novos conselheiros tutelares em Orleans

Foto: Divulgação/Ligado no Sul/Assessoria de Imprensa PMO

Foto: Divulgação/Ligado no Sul/Assessoria de Imprensa PMO

A eleição para os novos conselheiros tutelares, que representarão a função nos próximos quatros anos, movimentou Orleans nesse domingo, dia 4. Ao todo, 1889 pessoas se mobilizaram e participaram do processo eleitoral, de caráter facultativo. Os votos foram depositados em cinco urnas distribuídas na Escola de Educação Básica Costa Carneiro, no Centro.

Durante o período de votação, das 8h às 17 horas, as pessoas que participaram precisaram apresentar um documento oficial com foto e título de eleitor, procedimento comum às eleições.

Esta foi a primeira eleição unificada dos conselhos tutelares no Brasil, uma inovação possibilitada por meio de uma lei federal promulgada 2012. O processo de escolha aconteceu em todos os municípios do país na mesma data.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA avaliou a eleição como positiva. Não houve ocorrências durante a eleição, que contou com o trabalho de segurança do Ministério Público e Polícia Militar.

“Foram mais de cinco meses de preparação para este dia. O voto não foi obrigatório e, mesmo assim, contou com a presença significativa da população. Isto mostra a preocupação dos nossos orleanenses com os direitos e deveres de cidadania das crianças e dos adolescentes. Tivemos um suporte muito importante do Ministério Público, representado pela Promotora Lara Zapeline de Souza, de uma equipe de voluntários que atuou neste dia e todo povo de Orleans. Em nossa concepção, a eleição foi um sucesso”, aponta Eduardo Vieira Antunes, presidente do CMDCA.

Confira os nomes dos novos conselheiros escolhidos neste pleito:

– Kellen Crema Monteguti, 499 votos;

– Monique Aparecida Cardoso Furlanetto, 284 votos;

– Danusa Coelho Marchioro Eberhardt,  224 votos;

– Regiane Perin Alexandre, 185 votos;

– Aline Madalena Bozello, 180 votos.

Colaboração: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Orleans