Trânsito

Eletrodutos são instalados no túnel do Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

As bandejas metálicas, conhecidas como eletrocalhas ou eletrodutos, começaram a ser instaladas no túnel para transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. O DNIT, através do consórcio das empresas JDantas e Novatecna, vem afixando as estruturas desde o final de agosto, em duas fileiras presas na abóbada da galeria. Por este canal passará toda a fiação elétrica, de segurança e comunicação em todo o túnel, ligando um emboque ao outro.

O consórcio já instalou as eletrocalhas em 60% da galeria de 530 metros, indo do emboque a centro da escavação. O emboque Norte – próximo do rio Tubarão, tem a maioria da instalação executada. A instalação segue, nesta semana, do emboque Sul ao centro do túnel, para ligar os dois canais. As bandejas são escoradas em travessas fixadas por dois cabos ao teto da galeria, instalados a cada 1,5 metros, aproximadamente.

Das calhas partirão os cabos que alimentarão as luminárias, o sistema de ventilação (exaustão), monitoramento por câmeras, sinalização e comunicação de emergência. A instalação dos eletrodutos se ligará ao CCO (Centro de Comando e Operação), de onde todo o túnel será monitorado. Essa é a primeira etapa de instalação dos dispositivos elétricos e eletrônicos da transposição. 

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. O empreendimento faz parte da segunda fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, juntamente da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Detran-SC