Economia

Em 2014, construção civil deve se manter aquecida

Perspectiva é que bom cenário observado em 2013 se mantenha neste ano

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

Considerada a maior impulsionadora da economia da Região Sul, a construção civil deve se manter aquecida em 2014. A tendência, conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), engenheiro Jair Savi, é que o bom momento observado no ano passado seja mantido também neste ano.

De acordo com ele, a perspectiva é que o setor não sofra alteração pelos próximos 12 meses. “Pelo que posso observar, vamos conseguir nos manter no mesmo patamar do ano passado. Para nós, 2013 foi bom. Em 2014 devemos manter nossa posição, já que o crescimento foi registrado nos últimos anos. Esperamos não ter queda”, enaltece.

Na Região Carbonífera, a construção civil é responsável por movimentar em torno de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Este número sobe quando são considerados os outros setores que ela ajuda a movimentar, como o de móveis, decoração, material de construção, madeiras e entre outros.

Cursos irão capacitar profissionais

Para manter o bom desempenho nos canteiros de obra, o Sinduscon vai investir este ano em cursos de qualificações para os funcionários dos associados. O presidente antecipa que estão sendo articuladas ações para diversos setores da construção civil, que vão atingir a maioria dos operários do setor. Os cursos devem ser ministrados por profissionais capacitados da própria região e, também, do Estado.

“Temos a educação como nossa bandeira neste ano, e a principal meta é oferecer aperfeiçoamento aos profissionais que trabalham na construção civil. Os processos de produção evoluem rapidamente, por isso devemos estar por dentro de tudo o que acontece no setor”, fala Savi.

Objetivo também é aumentar número de associados

Uma das metas do Sindicato é chegar até o fim do ano com o dobro de associados. Para alcançar este objetivo, a diretoria do Sinduscon irá realizar visitas às empresas, com o intuito de mostrar a atuação, vantagens e os serviços oferecidos.

O presidente enaltece que os associados podem contar com assessoria jurídica e área de segurança, além de poder usufruir também de toda a estruturada Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação