Segurança

Em cinco dias, três casos de pedofilia na internet são registrados

As meninas de 13 anos aceitavam os ‘falsos’ amigos que, depois, começavam as ameaças. Os pais descobriram e procuraram a Polícia Civil

Se as redes sociais trazem inúmeras vantagens aos internautas, os pontos negativos também aparecem e merecem total atenção. Em muitos casos, tornam-se um risco à vida humana. Os crimes de pedofilia não são recentes. 
 
Nos últimos cinco dias, três boletins de ocorrência foram registrados na delegacia da cidade de Capivari de Baixo. O motivo? O mesmo nas três situações. Meninas adolescentes, de 13 anos, que foram vítimas de ‘falsos’ amigos no facebook. 
 
Se já não bastassem os milhares de sites pornográficos, facilmente visualizados e que podem provocar distúrbios em crianças e adolescentes, a prevenção com os pedófilos deve ser constante pelos familiares. Dois casos ocorreram na

Cidade Termelétrica e o último, que chegou ontem na Polícia Civil, foi registrado em Pescaria Brava. 
 
Depois de aceitarem os ‘amigos’ na rede, as garotas são ameaçadas pelos criminosos, caso não enviem vídeos eróticos a eles. Uma das vítimas não chegou a fazer isso e avisou seus pais. Eles foram checar as conversas e ficaram apavorados com os pedidos e as palavras de baixo calão utilizadas.
 
A Polícia Civil de Capivari de Baixo investiga os crimes. E pede a todos os pais que fiquem alerta e façam o papel de ‘vigilantes’. Uma das orientações é de que tenham a senha de acesso de seus filhos para fazer um monitoramento permanente.
 
Caso semelhante ocorreu em Tubarão 

Segundo o Jornal Notisul, um homem de 29 anos foi preso em flagrante por pedofilia, em julho deste ano, em Tubarão. A investigação foi feita pela Polícia Civil de Blumenau, onde várias vítimas procuraram a polícia. Elas contaram que seus vídeos e fotografias foram divulgados na internet sem autorização. Ao menos, seis meninas – uma de 9 anos e as outras de 13 e 14 – procuraram a polícia. O acusado usava um perfil falso, quando se passava por uma adolescente.
 
Métodos mais utilizados pelos pedófilos

. Perfis falsos
. Linguagem que cativa o público infantil
. Confiança
. Chantagem emocional ou financeira
. Roubo de senhas 
 
Programas devem ser instalados pelos pais 

Além de um acompanhamento de familiares para conferir o que seus filhos acessam na internet, existem programas específicos para isso. O Controle de Pais é um deles e pode ser instalado gratuitamente. O controle de horários de acesso, o bloqueio de sites por categoria, o monitoramento de todo o conteúdo acessado, entre outros, são vantagens do software.