Sem Categoria

Em meio à lama, veículo agrícola ‘vira’ ambulância e resgata idoso

Foto: Reprodução/RBS TV

Foto: Reprodução/RBS TV

Um idoso de 78 anos precisou ser socorrido em um veículo agrícola, conhecido como tobata, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. Ele passou mal na tarde de terça-feira (26), e a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não conseguiu chegar a casa dele devido às más condições da estrada.

O agricultor aposentado Moisés de Melo mora na localidade Mato Francês, a cerca de 20 quilômetros do centro de Rancho Queimado. O socorristas chegaram rápido na comunidade, mas a estrada que levava à casa do idoso passa por obras e estava cheia de lama. A ambulância do Samu não conseguiu atravessar o trecho.

O aposentado foi então colocado de forma improvisada em uma maca na caçamba da tobata. "Ver meu avô nesse estado, que já passou 17 anos sofrendo numa cama sem poder andar, sem poder falar, ser transportado numa tobata", afirma Amanda Freitas, neta de Moisés.

Chuva

Chovia no momento do transporte e os socorristas precisaram ficar segurando o tubo de soro e medicamento.

O idoso foi levado de maneira improvisada até a ambulância por aproximadamente 600 metros. "Não tinha outra saída, sem ser a tobata. A gente fez que pôde", afirmou Sérgio, dono do pequeno trator que fez o socorro do idoso.

Moisés de Melo foi encaminhado para o hospital de Santo Amaro da Imperatriz. De acordo com a família, o agricultor passa bem. Até o início da tarde desta quarta-feira (27) ele continuava internado.

Más condições da estrada

Moradores criticam a prefeitura pelas péssimas condições da estrada pela qual o idoso precisou ser transportado na tobata.

Segundo eles, as obras na via começaram em janeiro, mas não avançaram muito. Os operários ficaram parados por pelo menos dois meses. O carro da equipe de reportagem da RBS TV também não conseguiu passar pela estrada para chegar até a casa de Moisés.

De acordo com a Prefeitura de Rancho Queimado, as obras de calçamento com lajotas no trecho de 2,5 quilômetros da Estrada Geral Mato Francês, no Distrito de Taquaras, começou no final do mês de janeiro, mas foi paralisada por questões burocráticas e climáticas. Após 45 dias parados, os operários fizeram os trabalhos de terraplanagem.

Devido à chuva registrada nas últimas três semanas na cidade, os trabalhadores precisaram suspender novamente a obra. Ainda segundo a prefeitura, assim que o tempo melhorar, os trabalhos de calçamento recomeçam. O investimento na obra é de R$ 1,4 milhão.

Com informações do site G1 SC