Geral

Em nove dias de trabalho, Samu de Içara prestou 50 atendimentos

Número chega próximo ao atendimento feito pela unidade em Criciúma

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

Inaugurado no final de janeiro, a Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Içara prestou, somente nos primeiros nove dias de trabalho, mais de 50 atendimentos. Número este que, conforme o levantamento da central do Samu na mesorregião, chega próximo ao total de solicitações feitas em Criciúma neste mesmo período.

Conforme dados, foram atendidas pelo USB de Içara 26 ocorrências no Balneário Rincão; 24 em Içara; uma em Criciúma e duas transferências de pacientes do hospital São Donato para o São José. Destas, mais de 20 solicitações foram em decorrência a queda de moto e acidente de carro.

Para o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, a implantação da unidade do Samu em Içara foi uma luta do Município que, com o apoio do Governo Federal, em 15 dias de funcionamento já presta importante atendimento à população. “Antes era necessário que o Samu em Morro da Fumaça prestasse socorro. Agora com a unidade em Içara o Samu consegue prestar um atendimento mais ágil e, consequentemente, promover ao paciente um resultado mais rápido à sua recuperação”, avalia Nogueira.

Diretrizes – Conforme o coordenador médico da mesorregião Sul Samu, Vanderlei Damin, o Samu segue diretrizes de serviço e deve ser acionado em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes com vítimas, intoxicação, trauma ou queimadura, quadros infecciosos e trabalho de parto. Também em casos de tentativa de suicídio, crises hipertensivas, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, desmaio e convulsão. “Quando a situação é definida como emergência e há risco de morte, o atendimento é feito pela Unidade de Suporte Avançado, na qual um médico integra a equipe. Já em situações de urgência, onde não há risco de morte, o atendimento é feito por meio das Unidades de Suporte Básico, que é o caso da unidade de Içara”, explica.

A equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu em Içara é composta por dez profissionais – cinco condutores e socorristas e cinco técnicos em enfermagem. As ligações feitas pelo número 192 chegam até a central em Criciúma que direciona a ocorrência à equipe de Içara. A USB fica situada no posto da Polícia Militar do Bairro Vila Nova – ás margens da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445). 

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI