Saúde

Embaixadores do teste do coraçãozinho visitam Hospital São Donato

Os pais da pequena Vitória foram recebidos no Hospital São Donato na tarde desta segunda-feira, dia 25. Deise Rossetti e Joel Cavanholi são os embaixadores locais do teste do coraçãozinho. A campanha teve a adesão do casal de Orleans após descobrirem a deformidade do coração da criança ainda durante a gravidez. A menina nasceu em São Paulo e por lá ficou internada durante um ano e sete meses até a recuperação do transplante. Atualmente com dois anos e quatro meses, ela segue agora sob acompanhamento, mas com uma rotina já estabilizada.

“O caso da Vitória foi descoberto na gravidez já que ela não tinha metade do coração. Mas há muitas crianças que nascem com problemas menos perceptíveis, não são diagnosticadas e morrem sem ter a chance do tratamento. A implantação do teste ajudará a salvar muitas vidas”, coloca Deise. “São pequenos detalhes que fazem a diferença. É importante que estas mudanças iniciem pela base. Içara é a primeira cidade a implantar. Somos apenas uma sementinha desta importante causa”, coloca Joel.

“A nossa ideia é priorizar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Estes usuários são os nossos maiores clientes”, lembra o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca. “Este é um trabalho em conjunto que agradecemos pela acolhida”, indica o vereador autor do requerimento que resultou na obrigação do teste na cidade, Márcio Dalmolin (PSD). A visita do casal foi acompanhada também pelo presidente da fundação filantrópica Gilberto Procópio Lima e o secretário municipal de Saúde Lauro Nogueira.

Além de um oxímetro fixo, a entidade recebeu na última semana um aparelho de mão para cumprir a gratuidade determinada também pelo Ministério da Saúde. O equipamento orçado em R$ 1,8 mil foi adquirido pelo Programa de Reorientação Profissional e Programa de Educação pelo Trabalho numa parceria do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Prefeitura e hospital. A partir do projeto apresentado pela professora doutora Luciane Bisognin Ceretta – atualmente, pró-reitora de Pesquisas, Pós-Graduação e Extensão da Unesc – foi viabilizada também a reforma de quartos mais humanizados.

Colaboração: Lucas Lemos
 

[soliloquy id=”82694″]