Geral

Emoção encerra Sinfonia de Talentos da Abadeus

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

O projeto Sinfonia de Talentos encerrou as atividades de 2013 nessa quinta-feira. Com nove anos de duração atendem atualmente 25 alunos, mas possui capacidade para atender até 50 interessados. Conforme o professor do projeto, Fernando Martins, a capacitação é aberta ao público em geral de Criciúma e de municípios vizinhos.

“Hoje, celebramos mais um ano de projeto, sendo que 12 alunos integrantes da sinfonia da Abadeus. Durante as aulas todos os alunos possuem a oportunidade de aprender os instrumentos oferecidos”, comenta. As aulas contam com violino, trompete, violoncelo, violão de arco, clarinete, saxofone e flauta, por exemplo.

“Aqui eles mostraram aquilo que aprenderam ao longo do ano, sejam músicas completas ou trechos de algumas canções”, destaca Martins. Os alunos tocaram com a presença dos pais. De acordo com a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, estreitar o contato com os pais é muito importante. “É benéfico porque integra a família com o projeto”, pontua. Os pais da aluna Mariane Serafim, de 13 anos, não puderam comparecer ao evento, mas incentivam a jovem violinista. “Entrei querendo aprender violão e acabei gostando do violino. Meus pais sempre me apoiam”, frisa.

Ainda conforme a diretora, há projetos aprovados pela Lei Rouanet, a lei de incentiva a cultura federal, que foi aprovado em junho deste ano pelo Ministério da Cultura. A norma permite que projetos recebam patrocínio de empresas e doações de pessoas físicas, que podem ser abatidas integralmente no Imposto de Renda o valor do patrocínio ou doação. Pessoa física pode doar até 6% do imposto de renda e pessoa jurídica 4%.

Aos interessados no projeto as inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 3462-2080 ou na instituição, localizado no Cristo Redentor. “As inscrições são permitidas para pessoas entre 10 e 20 anos”, ressalta o professor.

Colaboração: Antonio Rozeng