Geral

Empreendedora criciumense expõe experiência em Fórum do Banco Central

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empreendedora criciumense, Karina Elias, expôs a experiência como microempreendedora individual no VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. A jovem, a convite do Sebrae, participou do talk-show sobre a “inclusão e educação financeira: as necessidades dos empreendedores de pequeno porte”, mediado pela jornalista Mara Luquet, e apresentou aos presentes um  pouco da história da sua empresa, as dificuldades enfrentadas e como o microcrédito viabilizado pela Credisol contribuiu para o crescimento do seu negócio.   

O encontro teve início segunda-feira, em Florianópolis, e encerrou nessa quarta-feira. Karina é cliente da Credisol Criciúma e para o coordenador regional da instituição, Eduardo R. Manenti, foi uma enorme satisfação assistir a participação da empreendedora no Fórum. “A Karina tem se destacado no seu negócio, tanto que foi vencedora do Prêmio Mulheres de Negócios do Sebrae, em 2013, e serve de inspiração para quem é microempreendedor individual ou está pensando em montar o próprio negócio”, conta.

Uma comitiva da instituição participou do evento, que é realizado anualmente e tem se consolidado como um importante canal de debate e de avaliação sobre práticas do Sistema Financeiro Nacional com ênfase na inclusão e educação financeira do país. Para Manenti, a experiência foi muito enriquecedora. "Tivemos a oportunidade de participar de oficinas e palestras com as principais autoridades monetárias e financeiras do país. Nos discursos de abertura, encerramento e durante o evento, escutávamos elogios à política econômica do nosso estado”, relata. 

O microcrédito aliado à orientação, um vetor das microfinanças, foi mencionado como um importante mecanismo de inclusão financeira. “Estamos muito satisfeitos e otimistas, pois o que se viu reafirma a nossa razão de existir, enquanto Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de Microcrédito, que é promover a inclusão financeira das pessoas, muitas vezes em vulnerabilidade social, por meio do crédito e educação financeira com objetivo principal de criar e manter postos de trabalho”, reforça Manenti.

Nesta mesma semana, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aconteceu uma sessão especial em celebração aos 15 anos da implantação do Programa de Microcrédito Catarinense, proposta pelo deputado Reno Caramori. Em discurso, o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, prestou reconhecimento e elogiou os resultados alcançados pelo Programa.    

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação