Geral

Empresa da região é destaque nas obras da ponte de Laguna

Foto: Tecmesul/Divulgação/Notisul

Foto: Tecmesul/Divulgação/Notisul

A maior obra de engenharia atualmente em construção em Santa Catarina é a Ponte Anita Garibaldi, estrutura também considerada a maior passagem em curva estaiada do Brasil. Para sustentar esta gigantesca edificação, localizada no Canal de Laranjeiras, em Laguna, uma empresa da região se destacou na fabricação das tubulações das bases do empreendimento. 

“Somos os responsáveis pela fabricação dos gigantescos tubos de aço construídos para a ponte”, enfatiza o diretor da Tecmesul, Montagem e Manutenção Industrial de Tubarão, Rogê Figueiredo.

Conforme reportagem do jornal Notisul, o diretor revela que, para participar do processo de construção da estrutura, houve muitas exigências do Consórcio Ponte de Laguna, grupo responsável pelas obras. 

“Fabricamos nossos produtos com o que há de mais moderno em equipamentos, profissionais qualificados e responsabilidade na execução, transporte e chegada do material ao canteiro de obras”, ressalta Rogê, ao acrescentar que todos os requisitos para participar desta edificação foram cumpridos. “Além de mostrarmos um bom trabalho, o consórcio também acreditou em nossa empresa”, completa o diretor.

Produção

Para comportar a estrutura, foram fabricados 555 tubos e aproximadamente 4.730 toneladas de aço. “Construímos seis mil metros de tubulações, com dois metros e meio de diâmetro e 10,8 metros de comprimento em cada material. Um grande volume encaminhado por transporte rodoviário até a Cidade Juliana, entregue adiantado, contribuindo assim, significativamente, para a antecipação da montagem da ponte”, informa o gerente industrial da Tecmesul,  Jefferson da Silva Bitencourt.
Conforme o gerente, para atender às obras da ponte, a empresa teve que se adequar para aumentar a produção. “Antes construíamos dois tubos a cada 15 dias. E, para se adequar ao contrato, passamos a fabricar três tubos diários. Trabalhávamos com 45 toneladas de aço manufaturado por mês, passando para mais de 390 toneladas de aço. Aumentamos, além dos equipamentos, o quadro funcional. Ao fim deste serviço, os trabalhadores foram, em sua maioria, recolocados na empresa”, finaliza Jefferson.

Área de atuação

A Tecmesul iniciou suas atividades na Cidade Azul, no segmento de manutenção industrial, em 1999, com a parceria da Companhia Tractebel Energia do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, onde mantém um contrato de prestação de serviço há 15 anos. “Foi onde tudo iniciou e essa parceria nos proporcionou abrir as portas para todo o Brasil”, ressalta o diretor comercial Rogê.