Geral

Empresa que utiliza areia de dunas de forma irregular é destaque no CQC

Foto: Reprodução CQC

Foto: Reprodução CQC

O quadro Proteste Já, do programa Custe o Que Custar (CQC), da Rede Bandeirantes, destacou na noite dessa segunda-feira, a extração irregular e destrutiva de areia das dunas da praia de Ibiraquera, em Imbituba. Segundo o denunciante, Eduardo Rosa, uma empresa privada realiza a extração de areia no local há mais de 20 anos.

“Em 2012, a mineradora foi condenada em uma ação civil pública criada pelo Ministério Público. Desta condenação, a empresa entrou com um agravo de instrumento e conseguiu uma liminar”, explica.

Conforme o site Engeplus, segundo o procurador do município, Daniel Ricken, a decisão deve ser respeitada, mas não está havendo alguns novos aspectos que foram as autuações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esta determinação estabelece uma área específica para a exploração da areia, que não está sendo respeitada.

A reportagem produzida pelo jornalista do CQC, Oscar Filho, ressaltou que por dia são retirados do local 120 caminhões carregados com areia. Segundo Rosa, as dunas do local tinham 60 metros de altura. Neste ritmo, em 12 anos, as dunas no local desaparecerão. A reportagem procurou a empresa responsável pela exploração, que não foi encontrada para falar sobre o assunto. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também foi procurada e ouvida pela reportagem