Segurança

Empresário de Orleans sofre tentativa de golpe do guincho

Criminoso se passando por um primo do empresário tentou extorqui-lo

Um empresário de Orleans sofreu tentativa de golpe do guincho nesta quarta-feira (12), por volta das 14h30min. Este tipo de crime vem sendo registrado com frequência na região.

Fabiano Mattos de Lima, 26 anos, recebeu uma ligação em seu estabelecimento comercial.  Do outro lado da linha, um homem identificando-se como seu primo, pediu ajuda para guinchar o veículo. Achando a situação estranha o empresário duvidou do golpista. “Ele se dizia meu primo. Esperou que eu falasse o nome de alguém para que viesse sua confirmação. Disse que era filho do Adão. E realmente tenho um tio com esse nome. Durante a conversa, me falou que havia batido o carro em Tubarão e precisava que eu ligasse para o guincho que estava demorando”, conta o empresário.

A suspeita de golpe ficou ainda maior quando o suposto primo passou o número do guincho com código de área 65. “Eu nem cheguei a ligar para o guincho, pois percebi que era golpe. Tenho identificador de chamadas e vi que a ligação dele era do mesmo DDD” relata.

Insistente, em uma segunda tentativa o homem perguntou se Fabiano já havia contatado o guincho. “Eu disse que seria uma sacanagem dele, e ele desligou”, pontua.

De acordo com o Tenente da Polícia Militar de Orleans, Luiz Paulo, na grande maioria dos casos as ligações são efetuadas dos presídios. A orientação é que a pessoa comunique a Polícia Militar ou a Delegacia de Polícia e solicite um boletim de ocorrência. “Em 90% dos casos são presidiários que aplicam esses golpes. Relatam alguma situação de emergência e pedem para que seja feito um depósito bancário ou até mesmo pedido de créditos para celular”, destaca a autoridade policial.