Economia

Empresas da região celebram Movimento Compre do Pequeno Negócio

Empresários cadastrados comemoraram iniciativa durante café da manhã no Sebrae Criciúma

O Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa inédita do Sebrae, teve o ‘Dia D’ comemorado nesta segunda-feira (05) em todo o país. No Sul catarinense, mais de 1 mil empresas aderiram à ação e foram identificadas com faixas, cartazes e adesivos. Na sede Regional Sul do Sebrae/SC, em Criciúma, o momento foi celebrado durante café da manhã especial.

Representantes de pequenas empresas e funcionários da entidade avaliaram o processo de implantação do movimento. “É algo grandioso! Nossa região contribui para o somatório de 400 mil pequenos negócios no estado, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, o que corresponde a 98% do total de empresas”, afirmou o Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa. Os números apontam ainda que o setor emprega mais de R$ 1 milhão de pessoas e participa com mais de 35% no PIB estadual.

O pequeno empresário Izanino Barcelos Júnior, da empresa IBJ Barcelos, aprovou a iniciativa. Há 15 anos ele trabalha com suprimentos para escritório, materiais de informática e limpeza. “Precisávamos de uma movimentação como essa, pois está cada vez mais difícil ser empreendedor no país. Esperamos que as pessoas se conscientizem e cada vez mais comprem do pequeno”, desabafou. A empresa dele emprega 13 funcionários e confirma a estatística de que as micro e pequenas empresas – MPes representam 52% dos empregos formais no Brasil.

Para descontrair, a manhã teve ainda uma aula de ginástica laboral, coordenada pela professora e pequena empreendedora, Aline Scott, que representa a franquia nordestina de academias HM Fitness. “Para vender bastante, todos tem que estar alongados e bem dispostos, não quero ver ninguém parado”, brincou a instrutora.

Durante todo o dia as empresas participantes ofereceram descontos aos clientes. Já uma panfletagem na Praça Nereu Ramos propagou a importância de se adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios.

Colaboração: Douglas Nazario / Comunicação Assessoria de Imprensa Sebrae/Sul

[soliloquy id=”150419″]