Economia

Empresas incrementam faturamento com vendas online

Com a crise econômica do Brasil, internet se torna alternativa para melhorar as vendas

Foto: Divulgação / Comunicação Digital Shark

Foto: Divulgação / Comunicação Digital Shark

Apostar em novas estratégias para desviar da crise econômica que permeia o Brasil pode se tornar um ganho a mais para algumas empresas. E o que muitos não imaginam, é que a Internet é uma ferramenta com grande potencial para fazer os negócios avançarem.

De acordo com dados do Sebrae, a Pesquisa Nacional de E-commerce, em 2015, apresentou o Brasil como 4º país mais conectado do mundo, e apontou que uma a cada três empresas opera exclusivamente online, colocando os estados do Sul do país como 20% das empresas virtuais de todo o Brasil. Foi pensando nisso, e no impulso das vendas que a Imobiliária Meu Imóvel de Criciúma resolveu apostar na criação de um site.

De acordo com o corretor, Luiz Gustavo Giassi, dentre os inúmeros benefícios que o canal online trouxe para a empresa, o maior foi as vendas. 

"O site é uma ferramenta essencial em nosso meio, com ele conseguimos agilizar os atendimentos, captar clientes, imóveis e prestar atendimentos on-line. A imobiliária divulga todos os tipos de imóveis à venda em Criciúma e região através do site, tanto imóveis de terceiros quanto de construtoras, o que traz ainda mais comodidade tanto para nós, como principalmente para o cliente que não precisa sair de casa para fazer uma pesquisa", aponta. 

Segundo o especialista em Marketing Digital, André Borges, da Digital Shark, o site de uma empresa é o seu cartão de visita. Para quem almeja o sucesso, em tempos como o de hoje, é quase obrigatório ter um site. "É um benefício tanto para a empresa como para os cliente. Os consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transações financeiras, entre outras coisas, diretamente de qualquer lugar", aponta.

Crescimento das vendas online

Conforme dados do Ibope Média, a cada ano as vendas online crescem mais que o dobro. Segundo a estatística, em 2008 foram gastos R$ 8,2 bilhões em compras on-line; em 2009, mesmo com crise, foram gastos R$ 10,6 bilhões; 2010 fechou com R$ 14,8 bilhões, atingindo 1/3 de todas as vendas de varejo feitas no Brasil. O último dado é de 2012, quando foram gastos 22,5 bilhões. Se a média persistiu em 2013 e 2014, a estimativa é que em 2015 o número fique perto dos R$ 50 milhões.

Colaboração: Mariana Alexandre Noronha / Comunicação Digital Shark