Geral

Empresas são orientadas sobre resíduos da construção civil

Construtoras contam com sistema de separação e destino adequado.

Dar o destino correto aos resíduos gerados na construção civil tem sido uma preocupação constante das construtoras. O processo de separação do lixo inicia, geralmente, nos próprios canteiros de obras, onde são construídos compartimentos individuais para a colocação de cada tipo de lixo. As orientações para que o processo se dê de forma correta são contínuas, para evitar danos à natureza e possíveis problemas às empresas.

“Nas edificações, há locais para o depósito de cada tipo de resíduo. Alguns materiais são aproveitados na construção, como é o caso dos restos de tijolos, cimentos e cerâmicas, utilizados, na maioria das vezes, para fazer a sub-base do piso. Esta é a forma de reutilizar o material, não despejando, desta forma, na natureza”, enaltece o engenheiro de segurança do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Paulo Vilaça.

O recolhimento do material fica sob responsabilidade de cada construtora, que toma o cuidado de encaminhá-lo para os locais adequados. “Nas visitas que faço às obras percebo que muitos já separam os resíduos. Os que não fazem ainda ou que não contam com locais adequados são orientados a regularizar, já que isso pode gerar problemas futuros. O importante é separar e dar o destino certo para poder comprovar que não estão jogando em qualquer lugar”, coloca Vilaça.

De acordo com o secretário-executivo do Sinduscon, Fernando Vaz, a responsabilidade em dar o destino adequado ao material é das empresas, mas o Sindicado, por saber da importância do assunto, repassa informações aos associados, esclarecendo algumas dúvidas. “Quando nosso engenheiro de segurança visita as obras, ele aproveita para avaliar a questão dos resíduos da construção civil, pois é importante que todos saibam e tomem as medidas cabíveis em relação ao assunto”, observa. 

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”72715″]