Geral

Enchente castiga Araranguá

O município de Araranguá está contabilizando os prejuízos da enxurrada da madrugada desta sexta-feira (14). Das 4h às 6h choveu mais de 150 milímetros, o que ocasionou vários estragos no Centro, bairros e área rural.

Com a previsão de chuva forte a Defesa Civil municipal já estava em estado de alerta desde as 4h desta madrugada. O primeiro chamado por atendimento foi na Rua Caetano Lumertz, 916, bem no Centro da cidade. O morador teve a garagem completamente inundada. Dois veículos estavam com água na altura do para-brisa.

Um muro do vizinho à direta tombou. Para retirar a água empossada no pátio uma equipe da secretaria de Obras foi até o local. O vizinho da esquerda autorizou a derrubada do muro para o escoamento da água. As perdas ainda não foram calculadas pelo proprietário.

No mesmo horário a ronda da Defesa Civil foi até o bairro Coloninha, nas proximidades do bar Engenho a rua ficou intrafegável, com uma lâmina de aproximadamente 30 centímetros o que dificultou o trânsito no local.

Na mesma área, na Rua Otávio Leandro Costa nº 230, que tem um declive acentuado, a dona da casa, Juraci da Rosa Claudinho, mal teve tempo de acordar a família e “levantar” os móveis. A água com lama invadiu a casa e estava em todos os cômodos.

O filho Luiz Paulo, revelou que ao acordar já percebeu a água. “Começou a chuva, veio a correnteza e o barulho da água”, explicou.

Na casa acima a situação foi traumática. O proprietário Joaquim Luiz Claudio viu a parede de tijolos da sua casa (que está em construção), literalmente vir a baixo com a força da água. 

Cenário rotineiro nesta madrugada. Casas com muita água e lama nos cômodos. Nas duas residências não houve feridos.