Geral

Energia solar é testada na rede de iluminação pública em Criciúma

A instalação de um painel fotovoltaico ativa nos próximos dias projeto-piloto para uso de energia solar na iluminação pública em Criciúma. O equipamento da empresa Kyocera Solar foi fixado em um poste no estacionamento do Paço Municipal Marcos Rovaris, utilizando lâmpada LED de 250 watts e quatro baterias estacionárias de 240 amperes.

A fase experimental será monitorada durante seis meses pela Secretaria de Planejamento e Cosip, sem custo à prefeitura. O painel emprega duas células fotovoltaicas de 160 cm por 99 cm. O período de uso sem recarga varia de cinco a sete dias. Já a lâmpada tem uma durabilidade de 50 mil horas, bem superior às de mercúrio, com média de nove mil horas.

"A busca por eficiência energética é uma tendência mundial", detalha o secretário Jader Westrup,  "mas no Brasil nem todas as regiões oferecem condições favoráveis a essa alternativa. No sul de Santa Catarina, por exemplo, a insolação não é tão permanente assim." Do sucesso da experiência, acrescenta ele, dependerá o uso da tecnologia em avenidas e praças.

Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicacao de Criciúma

[soliloquy id=”98304″]