Geral

Enfermeira de Gravatal participa do “Mais Você”

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

A enfermeira obstetra e parteira contemporânea Mayra Calvette, de Gravatal, participou esta semana das gravações para o programa “Mais Você”, da Rede Globo. Ela é conhecida por realizar os dois partos naturais da modelo e amiga Gisele Bündchen. 

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o convite à gravatalense, que atualmente mora em Florianópolis, partiu da produtora do programa global. O tema abordado foi parto humanizado e a gravação deve ir ao ar nos próximos dias.

“A gravação foi feita segunda-feira, dia 8. A repórter de São Paulo, Rafa Brites, veio ao Estado para gravar junto com a equipe de filmagem da RBS TV. A previsão é de que vá ao ar na próxima semana”, conta Mayra ao Diário do Sul.

Além de Mayra, participaram das gravações profissionais do Grupo Ama Nascer, duas gestantes e mães. “Todas tiveram os bebês conosco”, ressalta. 

Segundo a parteira, a divulgação é importante para que as mães entendam o que é o parto humanizado. “A participação no programa vai ajudar a divulgar o parto. Esta semana mesmo a filha da Ana Maria Braga teve o bebê no jardim da sua casa”, conta Mayra.

As gestantes, ressalta a gravatalense, precisam se informar sobre as possibilidades de trazer o bebê ao mundo. “O parto humanizado e profissionais que trabalham com esse tipo de parto não existem em todos os lugares, infelizmente. Então, sugiro que as mães que tiverem a possibilidade de ter o parto, onde há esta alternativa, que façam, pois vale a pena”, reforça.

Mayra conta que muitas pessoas têm uma visão negativa do parto. “Mas pode ser um momento maravilhoso, e isso depende muito da forma como a mulher é acolhida e cuidada. O parto humanizado coloca a mulher no centro do cuidado, respeitando sua individualidade e autonomia. As mulheres que têm receio é porque ainda não conhecem realmente. Tem muitas mulheres que vêm de outras cidades, até de outros Estados e países para ter bebê aqui em Florianópolis com nosso grupo, por exemplo”.

Além disso, acrescenta Mayra, “o parto humanizado respeita a individualidade e a autonomia da mãe, o processo natural do nascimento e o vínculo entre mãe e bebê”.