Saúde

Enfermeira orienta sobre cuidados e prevenção

Em alusão ao mês do homem e também ao Dia dos Pais, profissional da saúde dá dicas e orientações sobre saúde masculina

Foto: Diego Colombo

Foto: Diego Colombo

As repentinas variações climáticas, problemas genéticos e muitas vezes a falta de informação das pessoas podem ser fatores preponderantes para o aparecimento de doenças. Desde um resfriado a um problema mais grave a orientação dos profissionais da área da saúde é essencial.

A medicina preventiva ainda é o melhor caminho para evitar doenças mais graves. Com esse propósito a SC Saúde preparou uma semana diferente para as cidades da região. Alguns serviços estão sendo oferecidos gratuitamente. Aferições de pressão arterial e dicas de uma vida mais saudável estão sendo repassadas para homens, por conta do Dia dos Pais e também porque o mês de julho é o mês dos homens, mas mulheres também podem buscar as orientações.

Conforme enfermeira, Chavele de Sousa Warmeling, a prevenção é ainda a melhor forma de evitar doenças graves. Segundo ela, em muitos casos, os sintomas são de enfermidades simples que podem se agravar e se tornar algo mais sério.

“É necessário que as pessoas tomem consciência de que o cuidado com a saúde deve ser permanente e não apenas quando aparecem os sintomas. Em muitos casos, a descoberta com antecedência de algum problema é fator decisivo para o tratamento e cura”, ressalta Chavele.

Dentre as doenças já conhecidas e divulgadas pelos profissionais da saúde, pode ser destacado a obesidade que, segundo a enfermeira, é o problema que mais afeta a população mundial. “Um estudo realizado em Londres no período de um ano mostra um aumento de 75% no número de mulheres obesas na Inglaterra. No Brasil também há essa preocupação porém, o índice é maior com a população infantil”, explica.

Nem sempre um bom histórico familiar previne as doenças. A enfermeira salienta que uma alimentação irregular pode mudar o quadro de estabilidade e acarretar enfermidades. “Uma má alimentação pode trazer consequências graves como a diabetes, colesterol e várias problemas que não são genéticos. Aproximadamente 50% das doenças adquiridas são devido à falta de cuidados”, afirma.

O gerente operacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Criciúma (SDR), Claudio Rafael Zanette, já está acostumado e busca fazer consultas e exames periódicos para garantir mais qualidade de vida. “Estar com a saúde em dia é essencial. Importante procurar um médico sempre, pois existem casos em que são problemas relacionados. Já passei por casos em que alergia foi combatida apenas por exercícios físicos”, explica.

SC Saúde

Administrado pela empresa especializada na área da saúde chamada Saúde Complementar, o plano SC Saúde é destinado aos trabalhadores de órgãos públicos e pessoas que aderiram ao plano e  serviços de assistência à saúde e prevenção aos servidores.

A enfermeira, Chavele de Sousa Warmeling, ressalta que mesmo destinado aos servidores, o trabalho realizado de orientação e verificação de pressão arterial é oferecido para toda a população.

“Nosso propósito não são apenas os profissionais de órgãos públicos. A saúde de todos precisa estar em primeiro lugar”, finaliza.

Colaboração: Diego Colombo/Comunicação SDR-Criciúma