Geral

Engenheiro agrônomo da Cidasc profere palestra para integrantes do Grupo de Produtores Orgânicos, em Lauro Müller

Engenheiro agrônomo da Cidasc profere palestra para integrantes do Grupo de Produtores Orgânicos, em Lauro Müller

Foto: Divulgação

O engenheiro agrônomo da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Daniel Remor Moritz, proferiu uma palestra aos integrantes do Grupo de Produtores Orgânicos Pé da Serra, nessa terça-feira (18), no auditório da Prefeitura de Lauro Müller.

“Durante o encontro, ele apresentou o trabalho de monitoramento da produção orgânica em Santa Catarina realizado pela Cidasc, que consiste na realização de análises para detectar se há algum tipo de resíduo de agrotóxico em amostras de produtos orgânicos comercializados no estado”, explicou engenheiro agrônomo e agente de extensão rural da Epagri de Orleans, Fabiano Alberton.

O Grupo de Produtores Orgânicos Pé da Serra foi oficialmente formado no último dia 7 de março, com 14 membros, que são agricultores, familiares e técnicos da Epagri de Lauro Müller e de Orleans. O grupo faz parte do Núcleo Serramar, da Rede de Agroecologia Ecovida. “Trata-se de uma rede formada de agricultores familiares, técnicos e consumidores reunidos em associações, cooperativas e grupos informais que, juntamente com pequenas agroindústrias, comerciantes, ecológicos e pessoas comprometidas com o desenvolvimento da agroecologia”, detalhou Alberton.

Segundo ele, o objetivo é desenvolver e multiplicar as iniciativas em agroecologia; estimular o trabalho associativo na produção e no consumo de produtos ecológicos; articular e disponibilizar informações entre as organizações e pessoas; aproximar, de forma solidária, agricultores e consumidores; estimular o intercâmbio, o resgate e a valorização do saber popular; e ter uma marca e um selo que expressam o processo, o compromisso e a qualidade.

A Rede Ecovida atua também na certificação de produtos orgânicos através do Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade – OPAG, credenciada oficialmente pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA como certificadora. “O Grupo Pé da Serra trabalha também para a obtenção do certificado de produto orgânico para a sua produção. Além de adequar a sua produção à atual legislação vigente no país, trará um diferencial para a produção”, destacou.

Engenheiro agrônomo da Cidasc profere palestra para integrantes do Grupo de Produtores Orgânicos, em Lauro Müller

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

ADR realiza mutirão de limpeza para receber delegacia especializada, em Criciúma

Empreendedores rurais de Orleans participam da Exposuper 2017, em Joinville

ALERTA: Previsão é para chuva persistente com volume elevado na próxima semana