Geral

Entidades conhecem o andamento do estudo de mobilidade urbana de Içara

Foto: Francis Len/Assessoria de Comunicação PMI

Foto: Francis Len/Assessoria de Comunicação PMI

O Governo de Içara apresentou, na noite desta segunda-feira (24), a Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara o andamento do estudo de mobilidade urbana da cidade, realizada pelo arquiteto e urbanista, Roberto de Oliveira Cabral. No encontro que aconteceu na sala de reuniões da prefeitura foram apresentadas as soluções para a área central, com base em pesquisas e levantamento de dados. A CDL e ACII organizarão uma nova reunião com os comerciantes para discutir quanto ao horário de carga e descarga de caminhões.

Conforme pesquisa realizada, a origem-destino do tráfego concentra-se na área central da cidade, sendo o transporte individual o mais utilizado. O percentual chega a 63,33%, seguido da locomoção não motorizada com 27,51% e o transporte coletivo com 8,84%. “Foi feita a pesquisa origem-destino domiciliar que nos deu uma fotografia dos deslocamentos efetuados pela população içarense dentro do território municipal.O estudo também servirá para definirmos as linhas do transporte coletivo”, comentou.

O arquiteto Cabral explicou que o projeto está em fase de diagnóstico para a montagem de diretrizes e propostas que serão apresentadas em reuniões comunitárias para a elaboração do projeto de lei do plano diretor de mobilidade urbana. “Foi feitoum estudo de reestruturação viária estrutural com criação do anel de contorno viário que retirará o tráfego pesado do centro da cidade. Assim como abertura de novas vias para melhorar a articulação da malha viária do município”, explanou. “Já para a área central há um estudo para a criação de um anel viário central que organizará melhor os fluxos possibilitando a ativação do semáforo e a melhoria na circulação na Avenida Procópio Lima”, completou.

 
Colaboração:Francis Len/Assessoria de Comunicação PMI