Geral

Entrega de kits aos Clubes de Mães marca aniversário de 41 anos da Afasc

Evento ainda contou com a doação de toalhas de louças produzidas pelas mães para os Centros de Educação Infantil

Mesmo com chuva, a pé, de carona ou com veículos fretados, as 2,7 mil mulheres que participam dos Clubes de Mães e grupos de Inclusão Produtiva da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) compareceram nesta quinta-feira (5) ao encontro de integração no Ginásio Municipal de Esportes. Na oportunidade todas as mulheres receberam uma bolsa e uma sombrinha, no evento que marcou o aniversário de 41 anos da Afasc.  E para completar a integração que existe entre os serviços da Associação, as capacitadoras dos Clubes de Mães entregaram às 30 diretoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) um kit de toalhas de louças produzidas pelas mulheres dos grupos. A festa ainda contou com o corte do bolo de 11 metros.

No dia 5 de junho de 1973 foi fundada no município a Afasc, presidida pela então primeira-dama, Zulma Naspolini Manique Barreto, hoje presidida pela primeira dama Izabel Cristina Grijó Búrigo. Ao longo desses 41 anos de existência, a entidade vem desenvolvendo um programa integrado de assistência social e educação básica, especialmente, ao atendimento das necessidades da mulher, do idoso, da criança e do adolescente, cujos direitos estejam violados e/ou ameaçados. A Afasc atende de forma direta e indireta, aproximadamente, 30 mil pessoas por mês, distribuídas em seus programas de educação infantil, assistência social, Clubes de Mães, Grupos de Idosos, serviço para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e, também, com ginástica e fisioterapia nos bairros com o programa Afasc Ritmo e Saúde.

Os 121 Clubes de Mães da Afasc neste ano receberão quatro materiais para produção. O primeiro que todas receberam foi o kit com sacas e tecidos para a produção de oito toalhas de louça. Entretanto, como contrapartida do material disponibilizado, e como já ocorreu no último ano, todas as mães devolvem para o departamento dos Clubes de Mães uma toalha de louça pronta. “Nós solicitamos que as mães devolvam as toalhas para que esses materiais sejam direcionados aos CEIs, pois sabemos que filhos, sobrinhos, netos das nossas alunas dos clubes também utilizam os serviços da Afasc”, considerou a presidente da instituição, Izabel Cristina Grijó Búrigo.

Para a coordenadora da Assistência Social da Afasc, Naiany Colombo Dias, o evento superou as expectativas. “Tudo que fizemos foi preparado com muito carinho e para atender as necessidades das mães. Com certeza as bolsas serão bem utilizadas nos grupos”, analisou. O prefeito Márcio Búrigo afirmou que as mães merecem esses presentes. “Este evento valoriza as mulheres de Criciúma, já que foi por elas que a Afasc deu início as atividades no município”, salientou. A aluna do Clube de Mães do Jardim União, Glória Cardoso, de 60 anos, participa do grupo há 20 anos. Segundo ela, o kit será bem aproveitado. “A sombrinha já vou usar na hora de ir embora. Parece que a Afasc adivinhou que ia chover”, brincou.

A presidente do clube da Primeira Linha – Pontilhão, Sandra Ronchi Ghisi, de 43 anos, parabenizou a organização do evento. “Não sabíamos qual seria o nosso presente, mas surpreendeu. A equipe da Afasc está de parabéns e eu fico feliz por fazer parte desta história”, comentou.

Comemorações nos CEIs

As comemoração também aconteceram nos 30 CEIs da Afasc. Conforme a coordenadora da Educação Infantil, Elen Marcelino Jaques, cada educandário teve autonomia de realizar ações. “Em alguns ocorreu corte de bolo, em outros CEIs teve passeatas e, em alguns, foram mandadas perguntas aos pais sobre o significado da instituição na comunidade”, relatou emocionada com os resultados das ações.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”70148″]