Geral

Equipamentos são instalados no Morro do Formigão

Por enquanto, a iluminação interna e externa instalada no túnel é provisória.

 Foto: Muriel Albonico

Foto: Muriel Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o consórcio JDantas-Novatecna, responsável pela construção do túnel no Morro do Formigão, se mobilizam para a instalação dos equipamentos de segurança e controle de tráfego, dentro da galeria. Assim como nos outros túneis em operação, a transposição do maciço rochoso terá acompanhamento do fluxo de veículos por câmeras internas, sistema contra incêndios, ventilação e sistema elétrico.

Todos os três túneis da BR-101 Sul em SC e RS têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança. Esses equipamentos são essenciais para a segurança dos usuários em movimentação pela rodovia federal.

No Morro do Formigão, a Casa de Controle e Operações (CCO) tem toda a estrutura física finalizada, aguardando finalizações estéticas. Dali partirão todas os comandos do túnel, bem como alojará a equipe de segurança e manutenção. O espaço físico tem 95,5 metros quadrados, sendo distribuído entre a recepção, banheiros, escritório, sala de quadros (operação), sala para transformadores e divisão para abrigar o gerador contêiner, usado em caso de queda na tensão, evitando que o túnel seja desabastecido com eletricidade. A CCO foi iniciada na primeira semana de outubro passado, em local escavado próximo ao emboque Norte.

Para garantir a segurança dos funcionários, que supervisionarão a rotina de tráfego no túnel, a central será cercada, impedindo que pessoal não autorizado possa entrar. A estética do prédio atende a funcionalidade e rapidez em caso de deslocamento da equipe de plantonista, no atendimento em caso de necessidade, seja para resgate de veículos ou monitoramento interno.

Além da casa de comando, os geradores que alimentarão a rede elétrica do túnel foram comprados e devem chegar ao canteiro de obras em julho. Três ventiladores para exaustão de gases no interior da galeria também foram providenciados e chegarão com os geradores. Luminárias e painéis de distribuição elétrica estão incluso a leva de equipamentos. O consórcio já prepara a instalação dos dutos para a rede elétrica que ligarão o comando de operações ao túnel, bem como trabalha no projeto de combate a incêndios.

Por enquanto, a iluminação interna e externa do túnel é provisória de obras. Toda a instalação de equipamentos vai avançar segundo o avanço dos trabalhos de construção da galeria do túnel. O empreendimento está localizado entre o km 337,8 ao km 338,7 da BR-101 Sul catarinense, no município de Tubarão.  

A obra

Segundo o projeto original de construção, o túnel para transposição do Morro do Formigão terá 530 metros de comprimento, com 370 metros de pista para acesso. Além disso, a passagem terá espaço para pedestres de 1,6 metros de largura em todo o comprimento da galeria. O espaço para pessoas a pé acompanha a disposição feitas nos outros túneis da duplicação da BR-101, tanto o do Morro Agudo, em Paulo Lopes quanto em Maquiné, no Rio Grande do Sul. Pedestres e ciclistas podem utilizar os espaços disponibilizados, seguindo em travessia constante. Não é permitida a permanência ou parada para observação do tráfego no interior das galerias.

O túnel terá cerca de 11,7 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos nas obras de duplicação da BR-101 em SC e RS. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes/SC. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC