Geral

Equipe da Unesc avalia saúde de Nova Veneza como melhor da região

Estudantes, residentes e professores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) participaram durante a última semana de uma imersão na saúde coletiva de Nova Veneza. Integrantes do programa Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera, o grupo composto por 11 pessoas fez um balanço bastante positivo do sistema de saúde do município.

O primeiro ponto destacado foi o acolhimento, característica forte da cidade em diversos segmentos. Outro ponto é a logística do atendimento, os pacientes conseguem marcar consulta por telefone evitando filas e recepções lotadas. A avaliação das equipes, levando em consideração comprometimento, entrosamento e criatividade também foi levantada, bem como a diversidade e disponibilidade de remédios.

Mas o que mais chamou a atenção da equipe coordenada pelo professor Cláudio Alex Sipriano, foi o número de atendimentos realizados. “Comparado com outros municípios da região, Nova Veneza está muito a frente. Quando lemos o programa, discutimos que se fosse realidade 40% do que estava designado estaria ótimo. Surpreendemo-nos, pois ultrapassou muito essa porcentagem”, declarou.

Durante os cinco dias a equipe teve contato com profissionais, práticas e pacientes, conhecendo os Planos Municipais de Saúde e as 11 Unidades Básicas. No encerramento do programa o prefeito Evandro Gava acompanhou a avaliação geral para entender os pontos que precisam ser melhorados. “Fico contente em saber que nossos esforços estão tendo o resultado esperado. Sabemos que muito ainda precisa ser feito e essa é nossa meta”, afirmou.

Colaboração: Flávia Bortolotto/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Veneza

[soliloquy id=”78145″]