Saúde

Equipes dos 24 horas reforçadas para receber demanda extra

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Criciúma ampliou a capacidade de atendimento nas unidades de saúde 24 horas dos bairros Próspera e Boa Vista, em Criciúma. Referências para casos de emergência na rede municipal, os postos vêm registrando fluxo mais elevado de pacientes após o anúncio das restrições pelo Hospital São José.

No período de 10 a 17 horas, considerado de pico, as unidades estão recebendo reforço de um médico e quatro técnicos de enfermagem, segundo a coordenadora de Urgência e Emergência na Secretaria de Saúde, Carina Lobo. “Esses profissionais colaboram no momento da triagem, a primeira avaliação dos pacientes. As situações mais urgentes são tratadas com prioridade e nos casos mais graves uma ambulância encaminha para o São José”, explica.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam crescimento de aproximadamente 50% da demanda de enfermos nos dois postos 24 horas. Somente na unidade do bairro Próspera, a média de atendimentos por manhã saltou de 40 para entre 60 e 70. No último sábado, mais de 180 pessoas receberam cuidados médicos. Antes o índice não passava de 110.

A operação montada para absorver o contingente extra inclui ainda o deslocamento de um cardioversor, equipamento utilizado para monitoramento e reversão de paradas e arritmias do coração. 

O setor de urgência e emergência dos 24 horas dos bairros Próspera e Boa Vista funciona no horário normal, inclusive em feriados. “Estes esforços visam assegurar um bom serviço aos cidadãos de Criciúma e garantir a fluidez nos atendimentos”, reforça o secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti.

Colaboração: João Pedro Alves