Esporte

Equipes intensificam treinamentos para a Olimpíada das Apaes

O momento de competir se aproxima para os cerca de 700 atletas envolvidos na 20ª edição da Olimpíada Estadual das Apaes e a preparação para o evento entra na reta final. As equipes, divididas de acordo com as 17 regiões, treinam com a motivação de fazer bonito nos jogos programados para 14 a 18 de setembro em Criciúma.

A delegação da região carbonífera aproveita o tempo para ensaiar nos locais das disputas. O conjunto da bocha raffa vollo inaugurou o cronograma de treinos de “reconhecimento” na cancha da Sociedade Recreativa Mampituba. Integrantes de Criciúma, Morro da Fumaça e Içara compõem a equipe da região carbonífera de bocha. O grupo sonha com o título em casa, afirma a professora de Educação Física da Apae de Criciúma, Valéria Bernardo. “Temos o time atletas com resultados importantes e, com o esforço, empenho e dedicação demonstrada nos treinamentos acreditamos ser possível vencer”, almeja.

Dono da maior bagagem dentro da modalidade entre os seis componentes da equipe carbonífera, o fumacense Edson Alano, de 52 anos, projeta uma concorrência acirrada. “Vai ser um sufoco. Se ganharmos vai ser bom, mas faz parte do jogo perder também”, diz o campeão da Olimpíada da Apae sediada em Jaraguá do Sul, há oito anos. A competitividade de Alano contrasta com a serenidade da colega Michele Cechinel dos Santos, de 34 anos, natural de Içara. Para ela, ganhar e saber perder tem a mesma importância do encontro com pessoas de todo estado na competição. “Vamos fazer boas amizades”, deseja.

Estímulo das capacidades e prolongamento da vida

Os resultados da prática esportiva refletem diretamente no bem-estar e até na longevidade das pessoas especiais, assegura a professora Valéria. “A bocha, por exemplo, desenvolve capacidades neuromotoras como equilíbrio, noção de espaço, tempo, lateralidade, bem como a aprendizagem das regras. As atividades retardam os efeitos das lesões cerebrais que os fazem envelhecer mais cedo”, explica.

Modalidades na Olimpíada Estadual das Apaes

Além da bocha, Criciúma sediará disputas no atletismo, basquetebol, futsal, handebol, futsal e tênis de mesa. Unesc, SATC, Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi e o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti acolherão as provas.

Colaboração: Douglas Nazario / Nazario & Bortot Comunicação

[soliloquy id=”142884″]