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Escavação do túnel no Morro do Formigão finaliza na quinta-feira

Foto:Divulgação/Diário do Sul

Foto:Divulgação/Diário do Sul

A Frente Parlamentar Catarinense que vistoria a duplicação da BR-101 se surpreendeu ontem com as obras do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, e da Ponte Anita Garibaldi. A nova ponte, em Laguna, está com pouco mais de 60% das obras concluídas e com previsão de entrega em maio de 2015. Já no túnel, em Tubarão, faltam apenas mais 20 metros de extensão de rochas a serem retiradas, sendo que na manhã da próxima quinta-feira a escavação estará totalmente concluída.

O Morro do Formigão reúne uma situação positiva e outra que revela um descuido, ou descaso, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O cronograma de obras no túnel está impecável: o trabalho iniciado por 180 operários há pouco mais de um ano é quase um “nado de braçadas”, ou “corrida a passos bem largos”, tanto é que a escavação será finalizada em dois dias e o túnel deve ser inaugurado no final do ano.

Segundo o jornal Diário do Sul, o problema é a segunda ponte sobre o Rio Tubarão. O Dnit demorou demais para decidir se reformava a antiga Ponte Juscelino Kubitschek (popular Ponte Cavalcanti) ou construía uma nova. Prevaleceu a segunda alternativa. A licitação da obra já foi homologada e os trabalhos de demolição da antiga estrutura e construção da nova ponte devem iniciar em 40 dias. Dificilmente essa travessia será concluída na mesma época do túnel e são grandes as chances de o tráfego nessa área continuar espremido na pista simples da atual ponte sobre o Rio Tubarão.

Esse cenário foi, de forma involuntária, justificado pelo deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), presidente da Frente Parlamentar, que vistoriou as duas obras. “O grande problema das obras de infraestrutura no país somos nós mesmos, os políticos. É muito atraso e muita burocracia”, resumiu.