Geral

Esperança renovada para os pacientes da Associação Unidos Contra o Câncer

Pacientes, familiares e voluntários se reuniram na manhã desta quarta-feira, (16/04), num delicioso café da manhã comemorativo.

O clima de alegria e descontração tomou conta dos pacientes, familiares, colaboradores e voluntários da Associação Unidos Contra o Câncer. A entidade preparou um delicioso café da manhã nesta quarta-feira, (16/04), para todos os pacientes assistidos pela associação. Familiares, amigos, colaboradores e voluntários da entidade também participam da festa. 

“Nosso objetivo é proporcionar um momento de descontração. Esse é o espaço para que eles possam se distrair, conversar e sorrir”, explica a presidente da associação, Gisele Pereira. “A rotina dos tratamentos é puxada para os pacientes e também para seus familiares. O encontro tem tudo a ver com esses dias que antecedem a Páscoa. Já que nesse período, para quem acredita, vivemos o espírito da renovação da fé. São em momentos como esse que eles esquecem a rotina da doença e renovam a esperança de seguir adiante, lutando contra o câncer”, destaca.  

A festa foi embalada pelo ritmo da dupla sertaneja Rodrigo e Eduardo. A programação teve até dança coreografada, sob o comando da psicóloga da associação, Maria Salete Francisco. “Pode parecer besteira. Mas esses poucos minutos de descontração são importantes para o sucesso de um tratamento. Manter elevada a autoestima é fundamental”, explica. 

Dona Valdete conta que quando descobriu a doença se sentiu abandonada pela família. “Descobri a associação e hoje eles são a família que eu não tenho. Fiquei sozinha quando eu descobri a doença. É muito difícil, quando eu mais precisei, não tive para onde correr. Hoje, as atividades da associação preenchem essa lacuna. A ajuda social é importante, mas o carinho e o apoio que eu recebo aqui são essenciais”, comenta emocionada, Valdete Costa Cruz, que busca auxílio na Unidos Contra o Câncer desde a sua fundação. 

Atuando em Criciúma há pouco mais de um ano, a “Associação Unidos Contra o Câncer” tem novos sonhos. “Sei que podemos fazer mais”, enfatiza apresidente Gisele. 

A casa buscou recentemente a ajuda de duas consultoras, especialistas no terceiro setor, que vão ajudar na construção de projetos e ainda na gestão da associação. A administradora Jadna Padilha Gava e a contadora Eliane Cassemiro vão contribuir com na estruturação legal de todas as atividades e serviços que são oferecidos pela associação. De acordo com elas, a associação aos poucos ganha seu espaço e reconhecimento na cidade e na região, mas, é preciso sonhar, colocar no papel o que se espera e buscar alcançar metas. “O crescimento precisa de planejamento, o sucesso depende da organização. Nosso intuito é esse, como queremos a Unidos Contra o Câncer daqui a cinco ou dez anos?”, questiona Jadna. 

“Vamos estabelecer novas metas, focar nos rumos, vislumbrar uma missão e trabalhar, buscando parcerias, fazendo projetos para concretizar o que hoje é apenas um sonho”, afirma Eliane. “O terceiro setor hoje precisa de planejamento se quiser se manter. O papel da associação na comunidade regional hoje é importante. Vamos ampliar isso e construir uma entidade mais forte, com planejamento e transparência perante a comunidade é mais fácil realizar”, frisa Jadna. 

Dona Tereza participa das atividades da associação há cinco meses. “Eu encontrei aqui forças para lutar contra o câncer. Tenho amigos aqui que vou levar para o resto da vida”, diz Tereza Seberino. Ela fez uma homenagem aos colaboradores da associação. “Eles merecem. Para mim são como se fossem meus anjos da guarda. Aqui eu me esqueço da doença, do tratamento, dos problemas. É uma manhã de pura alegria”,  encerra Tereza. 

As atividades da Associação Unidos Contra o Câncer são mantidas com a ajuda de doações. Aos interessados em conhecer a associação o telefone para contato é: (48) 3437-8149. 

Colaboração:Ioton Neto/Assessoria de Imprensa Assoc. Unidos Contra o Câncer

[soliloquy id=”63144″]