Saúde

Estado quer ter central de saúde funcionando até março no Sul

Unidade irá atender a todos os municípios do Sul, de Imbituba a Passo de Torres

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Até março, o Governo do Estado quer ter a central regional de regulação para atendimentos na saúde funcionando no Sul. Em Santa Catarina, a intenção é que haja oito, sendo uma para cada macrorregião. Duas delas já foram implantadas, uma na Grande Florianópolis e a do Planalto Norte e Nordeste. “O local ainda não temos definido, mas é provável que seja na Gerência Regional de Saúde. Vai atender a todos os municípios do Sul, de Imbituba a Passo de Torres”, afirma o secretário estadual adjunto da Saúde, Acélio Casagrande.

O local vai administrar as solicitações e encaminhamentos de pacientes, fazendo o levantamento leitos de internação disponíveis na região. Isso deve maximizar as taxas de ocupação dos hospitais, o que contribui para o repasse de recursos a eles.

Conforme o site Clicatribuna, o Ministério da Saúde já determina o funcionamento de complexos reguladores. “Isso vai significar agilidade no atendimento aos pacientes que aguardam cirurgias, internação e outros serviços. Focar na oferta de média e alta complexidade é uma necessidade da saúde pública catarinense”, avalia a secretária estadual de saúde, Tânia Eberhardt.

Para o próximo ano, o orçamento estadual na Saúde é de R$ 1,7 bilhão para 2014 e a principal meta, segundo o Governo do Estado é reduzir as filas nos hospitais.