Saúde

Estado tem 13 casos confirmados de gripe pelo vírus influenza

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Treze casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo vírus Influenza foram confirmados em Santa Catarina. Dois deles na região sul do estado: Morro da Fumaça e em Criciúma. Desse total, nove são de Influenza A (H3N2), dois por Influenza A (H1N1) e dois pelo vírus Influenza B. Os dados foram computados neste fim de semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da secretaria de estado da saúde.
 
Os casos de gripe por influenza A (H3N2) ocorreram em três moradores de Joinville, dois em Florianópolis, dois em Chapecó, um em Itajaí e um em Morro da Fumaça. O vírus influenza A (H1N1) foi confirmado em um caso em Balneário Camboriú e um em São José do Cedro. Já o Influenza B ocorreu em um morador de Joinville e em um de Criciúma.
 
Segundo o jornal Notisul, até o momento, não foi registrado nenhum óbito por Influenza no estado neste ano. A SRAG por Influenza é uma síndrome gripal que evolui com o comprometimento da função respiratória, causada pelo vírus Influenza A ou B.
 
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, explica que, até agora, há uma circulação dentro do esperado dos três tipos de vírus influenza em todo o estado. “A tendência é que ocorra um aumento na circulação viral. Portanto, é fundamental a prevenção”, orienta Eduardo.