Clima

Estiagem: agricultores já perderam 100% de algumas plantações

Solo está proporcionando somente 40% da quantidade de água adequada para as plantas

Foto: Ariadne Niero/Arquivo Engeplus

Foto: Ariadne Niero/Arquivo Engeplus

A falta de chuva nos últimos dias e a onda forte de calor está prejudicando agricultores da região. Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sonego, o solo está proporcionando somente 40% da quantidade de água adequada para as plantas.

“As plantações de milho, melancia, banana e mandioca são as mais prejudicadas. Alguns agricultores já perderam até 100% das plantações. É preciso que tanto os agricultores das áreas rurais quanto aqueles que possuem plantações em casa mantenham a hidratação do solo por conta própria nesses próximos dias”, orienta Sônego.

A chuva deverá chegar na região nesta quarta-feira, porém, nesses dois dias será necessário regar o jardim e as plantações para evitar mais danos. “A necessidade seria de uma chuva de seis milímetros, o que corresponde a seis litros de água por metro quadrado”, explicou o climatologista em entrevista ao site Engeplus.

As folhas também não estão resistindo ao calor. “Alfaces e rúculas, por exemplo, possuem as raízes muito sensíveis. Quem tiver isso em casa é importante regar e proteger com o que chamamos de sombrete (estrutura de proteção contra o sol)”, observa.

O especialista ainda destaca o modo certo de regar as plantações. “Não se molha as folhas e sim o solo, pois é ele que levará a água para as folhas”, frisa.