Saúde

Estimulação por eletrodos ajuda pacientes com músculos paralisados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tratamento responsável por estimular os músculos de pacientes com paralisias, é considerado um grande avanço por fisioterapeutas. Assim se pode resumir os benefícios trazidos pelo Neurodyn, aparelho adquirido recentemente pela Associação Vida Ativa, grupo que realiza atendimento voluntário à pessoas com Traumatismo Raque Medular (TRM). 

De acordo com a fisioterapeuta voluntária da associação, Kellen Cristina Baggio, o aparelho só poder utilizado por profissionais e aplicado em pacientes que já tenham alongamentos e treinamento muscular cotidiano. “Para auxiliar é necessário ter os eletrodos de contato. Pode ser aplicado em quase todos os grupos musculares do corpo, exceto nas regiões íntimas, com implante metálico ou e em caso de gestação e câncer não controlado”, explica.

Segundo ela, o aparelho dispõe de várias correntes elétricas, entre elas o Functional Electrical Stimulation (FES) e a Aussie, para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, traumas raqui-medulares ou crânios encefálicos, paralisia cerebral, dentre outros.

Benefício do tratamento

O paciente e membro da associação Rubens Mateus, por exemplo, teve apenas duas aplicações após as seções de treinamento fisioterapêuticos. No caso dele, esses eletrodos foram posicionados no quadríceps, musculatura responsável pela elevação da perna e do pé. Nas primeiras aplicações, já foi possível perceber bons resultados. “As correntes elétricas funcionam basicamente enviando um estímulo  controlado para os músculos, fazendo com quem ele se contraia e gere o movimento. Isso acontece de forma involuntária. Isso proporciona a pessoas sem movimentação uma ativação do movimento muscular”, conclui a fisioterapeuta Kellen Baggio. 

Colaboração: Mariana Noronha